Dando continuidade ao projeto pedagógico que também investe na área tecnológica, a Prefeitura de Quissamã, através da Secretaria Municipal de Educação, iniciou nesta terça-feira (27) a entrega de mais de 1,2 mil tablets que contribuirão para a aprendizagem dos alunos do 6º ao 9º ano da rede municipal de ensino.
O Ciep 465 e Escola Municipal Professora Maria Ilka de Queirós e Almeida foram as primeiras unidades a receber os aparelhos. A Prefeita Fátima Pacheco e a Secretária de Educação, Helena Lima, realizaram a entrega ao lado dos diretores do Ciep, Guilherme Crespo e Bruno de Oliveira, e do Maria Ilka, Alceir Barreto e Ariana França, além dos vereadores Cássio Reis, Janderson Barreto, Rildo Barcelos, Lopinho e Aílson Barreto. Com a nova ferramenta, os estudantes terão acesso a uma plataforma fechada, voltada somente para aprendizagem.
A Prefeita Fátima Pacheco destaca que Quissamã deu mais um passo para reforçar a implantação do processo tecnológico nas escolas da rede. As ferramentas de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na educação são cada vez mais essenciais devido ao avanço tecnológico e todos os equipamentos digitais compõem a sequência didática trabalhada em sala de aula. Cada aluno será responsável por um tablet, que terá um número para identificação. Os aparelhos poderão ser levados para a casa com película e capa para proteção e internet móvel.
"Essa é uma da série de propostas na área da educação que montamos durante a campanha de 2020 e a última que faltávamos cumprir. O sistema do tablet tem uma plataforma em que o aluno consegue fazer consultas e vai aprimorar ainda mais os métodos de ensino. Auxilia também o corpo docente nos conteúdos interativos em sala de aula, já que também entregamos notebooks para os professores. E vamos acompanhar de perto. Não é plataforma aberta para entrar em qualquer conteúdo, tem todo um conteúdo didático, que bloqueia temas sensíveis e violentos, e tem uma forma de utilizar, porque é voltado somente para a aprendizagem", pontuou.
Os tablets são da Samsung, modelo Galaxy A7 Lite, com memória interna de 32GB (com a possibilidade de expansão), memória RAM de 3GB, processador MediaTek 8 Core, com 2.1 GHZ, display de 8,7 polegadas, corpo em metal, bordas finas e espessura de 8,0 mm.
A Secretária de Educação, Helena Lima, reforçou o discurso da inserção de métodos tecnológicos na aprendizagem e democratização ao acesso dos alunos. Em breve, 100% das salas de aula terão uma TV para auxiliar ainda mais os alunos. "Hoje precisamos investir cada vez mais na área da tecnologia. Entregamos notebooks aos professores, colocamos wi-fi em todas as escolas, temos salas interativas com TV. O tablet, esse novo recurso, vai possibilitar que nossos jovens busquem conhecimento de forma autodidata. Além disso, é um instrumento que o professor poderá desenvolver cada vez mais as atividades em sala de aula", destacou.
Notebook para os professores - Inaugurando a fase de adequação tecnológica da rede municipal de ensino, desde 2021, mais de 640 notebooks foram entregues aos docentes. O investimento é superior a R$ 2,3 milhões, com recursos do Pré-Sal. Os equipamentos entregues aos professores têm configuração com 8 GB de memória RAM e 1TB de capacidade no HD.