Firjan promove sessão de negócios em encontro da indústria metal mecânica
Previsão e Condições do Tempo
Publicado em 23/06/2023

           Presidente do Sindmetal Noroeste disse que encontro foi relevante para a sua localidade estender relações com empresas de outras regiões

 Por Felipe Sáles - Assessoria da Firjan-RJ

 

A Firjan realizou nesta quinta-feira (22) em sua sede o Encontro Rio Metal Mecânico, voltado para promover negócios e desenvolver as indústrias e empresas da cadeia do setor no estado do Rio. O evento reuniu cerca de 107 pessoas entre empresários, representantes de empresas, políticos, autoridades, entre outros, incluindo comitivas de empresários do setor do Norte e Noroeste Fluminense.

 

De acordo com o vice-presidente da Firjan CIRJ, Raul Sanson, o Encontro Rio Metal Mecânico é parte de uma série de demais ações de promoção da indústria. “A nossa iniciativa também foca na recomposição dos parques industriais do Rio, que foram desfeitos ao longo dos anos por razões diversas. Estamos determinados em resgatar o potencial industrial de nosso estado, que acarretará a geração de empregos e aporte de tecnologia”, destacou.

 

Conteúdos pertinentes à indústria metal mecânica e informações de interesse empresarial foram disponibilizados no encontro. A Firjan apresentou a palestra “Mapa de investimentos do Estado de Rio de Janeiro”. O principal produto do evento foi a “Sessão de Negócios”, que consistiu em rodadas de interação entre os empresários do setor metal mecânico do estado.

 

Na avaliação do presidente do Sindmetal, Mauro Alvim, a rodada de negócios foi fundamental. “É a oportunidade de abranger o conhecimento das indústrias do nosso setor que há no estado. São 49 empresas falando entre si de maneira organizada”, observou. Já no entendimento de Fábio de Azeredo, presidente do Sindmetal Noroeste, a ocasião foi relevante para a sua localidade estender relações com empresas de outras regiões. “Nós não temos muita oportunidade de negócios e aqui é a chance de estarmos diante de futuros clientes e fornecedores”, avaliou.

 

O presidente do Simme, Renan Feghali, destacou o evento na ótica das pequenas e médias empresas. “Esta rodada de negócios permitiu que elas estabelecessem um mercado entre elas mesmas, pois antes nas rodadas deste tipo, com grandes empresas, geralmente havia exigências que inviabilizava as pequenas e médias”, comentou.  Por fim, o presidente do Metalsul, Jairo Junior, consolidou o proveito de todos os conteúdos abordados no encontro. “Os empresários do Sul Fluminense puderam conhecer a projeção de investimentos no estado, fazer relações e conhecer sobre a Lei 8.960, uma vez que estão interessados em adentrar no regime tributário diferenciado.”

 

Além da sessão de negócios, as empresas Porto do Açu, Ternium, Nuclep apresentaram suas demandas de fornecimento em curto e médio prazo para que outras empresas passem a ser suas fornecedoras. Um painel sobre a Lei 8.960, conhecida como a Lei do Aço, encerrou os conteúdos abordados no encontro. Foram esclarecidos aos empresários os principais pontos da legislação de regime tributário diferenciado para o segmento metal mecânico. O superintendente de incentivos fiscais da Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (CODIN), Alexandre Esteves; a assessora de política econômica e tributária da Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro (SEFAZ), Thayane Ataíde; e o deputado, secretário de estado de Turismo e autor da lei, Gustavo Tutuca, compuseram a equipe de especialistas.

 

 

 

 

 

 

Comentários