No Quilombo que fica próximo a Dores de Macabu, as atividades iniciaram no último mês
Por Redação Secom
Foto Bernardo Rust
As atividades do Projeto Esporte Vida no Quilombo de Lagoa Fea mal começaram e já são motivo de comemoração por parte das responsáveis dos alunos do Núcleo Quilombola. Elaborado pelo prefeito Wladimir Garotinho durante o mandato como deputado federal, o Esporte Vida foi lançado em outubro de 2021 e atende a mais de 10 mil pessoas de todas as regiões do município.
No Quilombo de Lagoa Fea, que fica próximo ao distrito de Dores de Macabu, as atividades iniciaram no último mês de maio, após um pedido da Associação de Moradores, que procurou o coordenador geral do projeto, Leonardo Mantena, para ver a possibilidade de implantar um núcleo na localidade.
“A Associação de Moradores do Quilombo, representada pela Rafaela, nos procurou pelas redes sociais e prontamente decidimos atender, através de um remanejamento de professores. Com isso, inicialmente implantamos no Quilombo o Futebol de Campo, o jiu-jitsu e a Capoeira, que foi muito celebrada pelos moradores. Estamos vendo a possibilidade de implantar outras atividades relacionadas à cultura de matriz africana, como o jongo, para manter viva na mente de cada morador do Quilombo, a importância de preservar a cultura local e de manter as raízes do Quilombo presentes no cotidiano do lugar”, explicou Mantena.
A representante da Associação de Moradores, Rafaela Cruz, agradeceu a atenção recebida desde o primeiro momento, pela coordenação do Projeto. “Estou muito realizada em ter o Núcleo Quilombola do Esporte Vida aqui no Quilombo Lagoa Fea. As crianças e adolescentes estão tão felizes que nem querem ir para casa quando a aula termina. Só temos a agradecer ao Prefeito Wladimir Garotinho e ao coordenador do Projeto Esporte Vida, Leonardo Mantena, pela atenção dada aos moradores do nosso Quilombo. Todos estão muito satisfeitos com as atividades oferecidas e, o mais importante, é que com a capoeira e com possíveis outras manifestações culturais de matriz africana, vamos conseguir não perder a identidade da nossa localidade”, afirmou.
Mãe da pequena Thainá, a moradora do Quilombo Marcelle Izaias, falou da importância da abertura do núcleo próximo a sua casa. “Sinto que a Thainá está muito motivada com as atividades aqui do Núcleo Quilombola. Percebi que, após o início das atividades, ela tem acordado mais disposta, tem estado mais concentrada em sua rotina, principalmente nas atividades escolares. Então, tem sido muito importante para ela e para nós aqui do Quilombo, ver as nossas crianças se desenvolvendo dessa forma. Estamos muito contentes e só temos a agradecer ao Projeto Esporte Vida, por todo o carinho que tem tido com o nosso povo” declarou Marcelle.