Festa Literária de Macuco é aberta em grande estilo
26/05/2023 20:49 em Geral

Desfile de Delegações Escolares marca inauguração oficial

Por Ricardo Vieira Foto Rodrigo Cuco Assessoria Comunicação de Macuco

Manifestação social, cultural e educativa de altíssima qualidade, com atrações diversificadas e cuja realização já cativou definitivamente a população macuquense, além de atrair centenas de visitantes de todos os municípios da região circunvizinha. Assim pode ser definida a FLIMAC 2023 – Festa Literária de Macuco – idealizada pela Secretaria de Educação e inaugurada oficialmente nesta sexta-feira, dia 26 de maio.

As ruas do centro da cidade literalmente ficaram estreitas para acolher ao grande público expectador, que desde o início da manhã aguardava ansioso pelas primeiras atrações do evento, que teve como ‘avant-première’ o Desfile das Delegações Escolares, destacando cada escola integrante das redes Municipal, Estadual e Particular de Ensino, numa movimentação adornada pela Banda de Tambores do CIEP 277, do vizinho município de Cantagalo, cujos instrumentistas deram um verdadeiro espetáculo.

Reafirmando a fundamental importância de se facilitar o acesso aos livros e às informações, resignificando a democratização da leitura junto à comunidade, em sua versão 2023 a FLIMAC homenageia Mauricio de Sousa, cartunista brasileiro criador da ‘Turma da Mônica’ e de outros inúmeros personagens das histórias em quadrinhos. A passagem das escolas ditou o ritmo das homenagens com referências à Mônica, Cascão, Cebolinha e Magali, entre outras ‘personalidades do mundo infantil’.

Encerrado o desfile, foi a vez da entonação dos hinos Nacional Brasileiro e Municipal de Macuco, com o sempre marcante Coral da Terceira Idade, regido pelo Maestro Marcelo Juliano. Na sequência, as atenções se voltaram aos discursos das autoridades, com destaque para a secretária de Educação Claudia Vogas e o secretário de Governo João Vitor Pontes, que enalteceram a FLIMAC antecedendo à prefeita Michelle Bianchini, a quem coube abrir solenemente a Festa Literária.

“Organizar um evento de tamanha magnitude requer dedicação e comprometimento, algo que é marca registrada de nossas equipes, que novamente comprovaram sua eficiência. Sejam todos bem-vindos à essa manifestação cultural tão significativa e curtam bastante cada momento”, disse Michelle Bianchini na abertura.

COMENTÁRIOS