Lideranças do Norte/Noroeste Fluminense encontram-se com ministro da Integração nacional
20/05/2023 00:24 em Geral

Em reunião com o ministro da Integração e do Desenvolvimento, Waldez Góes, Deputado Murillo Gouvêa trata de duas demandas para as duas regiões

Por Assessoria - Foto Divulgação - Colaboração Nino Belieny

Em um encontro que contou com a presença do Secretário Estadual de Habitação, Bruno Dauaire, da prefeita de São João da Barra, Carla Caputi, dos coordenadores da Defesa Civil Estadual, Cel. Joelson e Ten. Daniel, do professor da Universidade Federal Fluminense, Eduardo Bulhoes (PhD em geologia Marinha) e de Vereadores da cidade, foram debatidas a Indicação feita pelo gabinete do Deputado Murillo, protocolada sob o número 666/2023, onde foi requeridas providências do Ministério  com relação ao avanço do mar em Atafona, Distrito de São João da Barra, divisa com São Francisco do Itabapoana, no Norte do Estado do Rio de Janeiro.

No local, o avanço do mar já tomou parte da cidade, destruindo centenas de imóveis e causando prejuízos incalculáveis. E, por isso, foi sugerido um estudo aprofundado da questão, principalmente por conta da falta de recursos financeiros para conclusão de estudos já projetados. Murillo se comprometeu a encaminhar do valor de R$1.800.000,00 em emendas para realização desse estudo visando minimizar, impedir ou mitigar problemas de erosão costeira que causam tanto prejuízo em um litoral com grande potencial turístico e econômico.

A segunda pauta discutida foi a respeito da outra Indicação feita pelo gabinete do Deputado, protocolada sob o número 672/2023, onde foram requeridas providências urgentes em relação aos grandes problemas causados pelas cheias e também secas dos rios Muriaé, Pomba e Paraíba do Sul, afetando aproximadamente 20 cidades do Norte e Noroeste do Estado do Rio de Janeiro.

Foi realizada uma explanação técnica pelo professor e pesquisador da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, João Gomes Siqueira, sobre os impactos de eventos climáticos extremos no Norte e Noroeste Fluminense, que destacou que esses prejuízos causados recorrentemente poderiam ser minimizados com investimentos públicos alocados em regiões específicas.

"Estamos colocando nosso mandato na linha de frente pelo interior do estado. Reunir entidades e ministros, alocar verbas e debater ações efetivas é o começo de um trabalho longo que precisará do apoio de todos. Atafona e as cidades do Norte/Noroeste terão um representante ativo na Câmara.", afirmou o Deputado Murillo Gouvêa.

Ao encerrar, Murillo também fez um convite ao Ministro Waldez para que a região seja visitada o quanto antes pelo mesmo, com a tentativa de agendamento imediato do compromisso, que acabou ficando para ser marcada para os próximos meses.

COMENTÁRIOS