Idealizada pelo vereador Kassiano Tavares competição começa neste domingo com transmissão de tevê
Com uma população super numerosa, o distrito de Goytacazes é uma minicidade, onde se encontra de tudo: hospital, bancos, supermercados, farmácias, escolas e entre outros, times de futebol. Mantendo a tradição da localidade, outrora com as atenções monopolizadas pelo o Esporte Clube São José – o Colosso da Baixada – hoje, são várias equipes órfãs de competições organizadas e que possam reunir crianças, adolescentes, adultos e másters. Excetuando a Escolinha do Indio, que vez por outra participa de atividades bem organizadas, o restante da turma nada tem. Dentro dessa realidade surgiu a ideia de fazer uma competição bem organizada para atender a esse público.
Liderada pelo vereador Kassiano Tavares, que conhece como ninguém as necessidades e potencialidades da Baixada Campista, a iniciativa, finalmente, sai do papel e torna-se realidade a partir deste domingo (7) com o início do Campeonato Distrital de Goytacazes. Competição com a participação de 10 equipes, que estarão nos próximos dois meses buscando o primeiro lugar, e entrar para história como primeira campeã do Distrital, levando para casa o troféu Ailton Tavares.
A primeira edição do Campeonato Distrital de Goytacazes conta com a participação de dez equipes, que estarão se enfrentando em três praças diferentes: Estádio da Vitória (Campo da Usina), no Santo Inácio e em Campo Limpo. A partir deste domingo, Imperial Futebol Amador (IFA), “Cuxixo”, Parque Saraiva, Tigres, Santos da Vila, Real Goitacá, Pivete, Baixa Grande, Borussia e União estarão correndo atrás da bola. Obviamente, que se espera o máximo de fair play, levando-se em consideração que o importante é a participação, neste momento de retomada do futebol em Goytacazes.
Não fosse o vereador Kassiano Tavares abraçar a ideia de resgate do futebol no distrito, nada teria saído lugar. Goytacazes que respirou futebol com os êxitos do São José, na época do campeonato profissional de Campos, que teve o ex vereador Ailton Tavares atuando destacadamente. Kassiano acredita no sucesso da competição e que o glamour acontecerá com o passar do tempo:
“Na vida, a gente não pode assistir as necessidades de pessoas ou de uma localidade e ficar de braços cruzados. Quem me conhece sabe que sou uma pessoa de ação, de fazer acontecer. E, agora, chegamos ao esporte, ao futebol. Conseguimos o apoio da Fundação Municipal de Esportes, reunimos alguns amigos e vamos com fé e disposição para mais uma conquista que é esse resgate do futebol na Baixada Campista. É um início, e acreditamos que a cada competição vamos superar sempre a anterior”, afirmou.
O homenageado
Ailton da Silva Tavares, professor, filho de Goytacazes, ex vereador com vários mandatos. A sua trajetória se confunde com a história do distrito. Ele sempre reivindicou para a sua terra, embora nunca tenha esquecido de outras lugares, como Guarus. E esse é o grande legado que deixou para o seu sobrinho Kassiano, seu herdeiro político.
A homenagem a Ailton Tavares é muito justa. O ex goleiro foi treinador do Goytacaz, do Americano, onde fez muito sucesso dirigindo o Sub-20 que tinha Joel (goleiro), Macaé (lateral direito),Fazoli (meia direita, na época), Marcelo Almeida (meia esquerda), Amarildo, William Merrinho (atacante de centro) e tantos outros. Atuou pelo Cambaíba, como atleta, sempre disciplinado, agregador e conciliador.
O Campeonato Distrital de Goytacazes, que terá transmissão de tevê, por canal de youtbe, tem tudo para crescer e ser o maior evento da rica Baixada Campista, pois talento existe, mas falta competições e apoio. E o vereador Kassiano Tavares acredita nessa realidade.
Os jogos
IFA x "Cuxixu - 9:15h - Estádio da Vitória (TV)
Santos da Vila x Real Goitacá - 9:15h - Santo Inácio
Pivete x Baixa Grande - 9:15h - Campo Limpo
Parque Saraiva x Tigres - 11:15h - Estádio da Vitória (TV)
Borussia x União - 11:15h - Santo Inácio