Prefeitura entrega ônibus e vans adaptados para transporte escolar
04/05/2023 19:31 em Educação

Cerimônia de entrega aconteceu durante Curso no Trianon com presença do Prefeito Wladimir Garotinho e outras autoridades como o Senador Carlos Portinho

Por Kamilla Uhl 

Foto César Ferreira 

     A Prefeitura de Campos adquiriu, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), um ônibus e sete vans adaptados para atender alunos usuários de cadeira de rodas da rede municipal de ensino. O ônibus com 59 lugares, entregue nesta quinta-feira (04), foi adquirido através de parceria com o Senador Carlos Portinho, que destinou recursos de emenda parlamentar para compra: Valor do ônibus foi de R$ 415.000,00, sendo 300.000,00 da emenda e R$ 115.000,00 de fonte royalties. Já a aquisição das vans foi feita por meio de recursos municipais.

     Das sete vans, três foram entregues também neste mesmo dia, as demais chegarão em algumas semanas. A cerimônia de entrega aconteceu no Teatro Municipal Trianon, durante mais uma etapa do Curso de Atualização em Gestão Escolar voltada aos gestores das unidades escolares. O evento contou com a participação do prefeito Wladimir Garotinho; da primeira-dama, Tassiana Oliveira; do secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres; e da assessora do Senador, Priscila Marques, representando o parlamentar.

     “O prefeito Wladimir é uma pessoa por quem o senador Carlos Portinho tem uma amizade e um carinho enormes, porém, vocês estão recebendo esse ônibus não pela amizade, mas pelo excelente trabalho que vem desenvolvendo. Ele não pôde comparecer, porque está se recuperando de uma cirurgia. Mas ele tem uma política diferente, assim como o prefeito de Campos. Portinho só investe em cidades que realmente fazem um bom trabalho e ele sempre vai estar junto da cidade de Campos, pois é o senador que mais investiu aqui nessa cidade”, afirmou Priscila.

     “Já temos rota definida para esses veículos, os alunos já estão mapeados e os nossos motoristas já passaram por treinamento. O atendimento humanizado é nossa prioridade e estamos trabalhando muito para cuidar de pessoas”, afirmou o prefeito.

     De acordo com Marcelo Feres, a rede municipal de ensino atende cerca de 110 crianças usuárias de cadeira de rodas, com diagnósticos diferentes. “Quando há necessidade de atender um novo aluno, a unidade escolar envia a solicitação à Secretaria de Educação, que informa o Setor de Transporte Escolar para encaminhar ao atendimento”, informou.

Outros veículos

     Além disso, aproximadamente 6 mil alunos são atendidos com cerca de 140 veículos terceirizados, por meio de contrato firmado através de processo licitatório, incluindo ônibus, vans e micro-ônibus. 

     “Temos também mais 12 ônibus do Programa Caminho da Escola que foram abandonados e ficaram sucateados antes desta gestão e nós recuperamos. Já estão circulando, atendendo escolas não contempladas pelo atual contrato de transporte escolar. Outros 3 estão em processo de acabamento e mais 5 serão recuperados ainda este ano”, lembrou Marcelo.

COMENTÁRIOS