Vereadores aprovam pedido de fomento para instituição de saúde mental
03/05/2023 00:17 em Justiça, Cidadania e Inclusão

Cepis Juan Gabriel atende pessoas com ⁸autismo, TDAH e outros transtornos sensoriais e/ou comportamentais

Por Assessoria 

Foto Tiago Ferreira

     Foi aprovado na sessão desta terça-feira (2), na Câmara Municipal de Macaé, um requerimento do presidente Cesinha (Solidariedade), que também lidera a Frente Parlamentar da Pessoa com Deficiência (PcD). Ele solicita ao Executivo a elaboração de lei para viabilizar a subvenção do Centro de Estimulação Precoce e Integração Sensorial (Cepis) Juan Gabriel. A instituição atua com profissionais voluntários e atende a população macaense de forma gratuita.

     Cesinha defende que o município estenda fomentos e parcerias com ONGs e instituições privadas para acabar com a longa fila na saúde mental. 

     “Acho que só assim vamos conseguir contemplar o enorme quantitativo de pessoas que aguardam atendimento na cidade”.

     Ele acrescentou que o Cepis atende principalmente jovens e crianças autistas e com outros transtornos comportamentais e sensoriais. Contudo, a entidade precisa de ajuda para continuar funcionando. “O fomento à ONG permitirá que ela continue atuando e até amplie o atendimento”.

     Edson Chiquini (PSD) relatou a visita que fez, junto do vereador Reginaldo do Hospital (Podemos), a um exemplo bem-sucedido de Organização Social de Saúde (OS), em São Paulo.

 “Testemunhei a qualidade e é algo que pode dar certo em nossa cidade”.

Grande demanda por psicólogos

     O líder do governo no Legislativo, Luciano Diniz (Cidadania), concordou que talvez seja o caso de gerir melhor os recursos por meio de OS, em vez de contratar mais pessoas para dar conta da grande demanda na saúde mental.

     Reginaldo do Hospital lembrou algumas conquistas obtidas com os esforços da Frente Parlamentar PcD, como o acréscimo de 30% nos fomentos às instituições de saúde mental subsidiadas pela prefeitura, e os avanços para a implantação de um Centro de Referência em Saúde Mental em Macaé. Entretanto, ele reconhece que é preciso fazer mais para atender a população. O parlamentar ainda destacou que, com o encerramento das atividades da Faculdade Salesiana, a Clínica Escola do curso de Psicologia da instituição deixará de atender mais de 200 pacientes. 

“A demanda não para de crescer e o Cepis presta um serviço fundamental com mais de 20 especialistas voluntários atendendo de forma gratuita.

COMENTÁRIOS