Praia do Pecado sedia Circuito Macaé Master Bodyboarding
Eleições 2024
Publicado em 01/05/2023

Considerada ideal para a prática do surfe e do bodyboard, por suas ondas propícias para as manobras, a Praia do Pecado, em Macaé, sediou neste domingo (30), entre tempo nublado, chuva e depois, muito sol, a segunda etapa da 8ª Edição do tradicional Circuito Macaé Master Bodyboarding, versão 2023. Vinte e cinco atletas na categoria master e 12 na open participaram da competição, que tem apoio da prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes.

- O campeonato começou com uma tempestadezinha, mas o tempo abriu – comemorou o presidente do Macaé Master Bodyboard, Sergio Rangel. De acordo com ele, o circuito é realizado em dois formatos: por equipes e o open masculino e feminino. O open ocorre sem faixa etária, o praticante só não pode ser profissional. Já as disputas por equipes são divididas por categorias, cada equipe tem que ter um atleta sênior (de 30 a 35 anos), um master (de 35 a 39 anos), um grand master (de 40 a 44), um legend (de 44 em diante) e uma musa, a partir de 30 anos.

Uma curiosidade é que o circuito foi realizado em um local específico da Praia do Pecado, conhecido como Secret: “É um pedaço da praia que poucas pessoas pegavam onda, então ficou o nome Secret, que os locais apelidaram”, contou Sérgio.

Atletas de Macaé, Campos, Rio de Janeiro, São João da Barra, Maricá, Cabo Frio e Arraial do Cabo participaram do campeonato. “Mais um evento esportivo em Macaé, mostrando que o esporte tem o poder da socialização, da inclusão e de incentivar mais e mais pessoas, independente da idade, do gênero, à prática esportiva”, afirmou o secretário de Esportes, Marvel.

A bodyboarder Tatiana Rodrigues, que pratica o esporte há 20 anos, competiu como musa. “A natureza é o que mais gosto do esporte, pode vir, surfar, encontrar os amigos, é incrível, comecei na categoria iniciante, agora estou na master e o formato em Macaé por equipes dá oportunidade para todo mundo”, analisou.

Campeão brasileiro máster

Campeão brasileiro master 2022, Gugu Barcellos, de Niterói, acentuou as condições favoráveis da Praia do Pecado para o bodyboard. “As ondas estão boas, apesar de não estarem grandes, a condição está excelente, o tempo está bom”, avaliou.

Vindo de Maricá, Israel Reis, que pratica bodyboard há 22 anos, competiu na open e na master. “As ondas estão ótimas, tá irada a estrutura em Macaé, vou ficar a semana toda”, contou.

O atleta da open, Carlos Matheus, de 23 anos, pratica o bodyboard desde os dez anos e destacou que as ondas estão propícias para o esporte. “O mar e a estrutura estão incríveis", comentou.

O calendário 2023 do Circuito Macaé Master Bodyboarding inclui como terceira etapa o dia 9 de julho e a quarta etapa, 3 de dezembro. Haverá também uma etapa da Liga Nacional de Bodyboarding em setembro.

Comentários