Prefeito participa de fórum de desenvolvimento econômico regional
27/04/2023 00:56 em Justiça, Cidadania e Inclusão

Iniciativa do Sebrae apresentou estudos e diagnósticos e prevê uma agenda coletiva com lideranças de nove municipios do NF

Por Verônica Nascimento

Foto César Ferreira 

O prefeito Wladimir Garotinho participou, nesta quarta-feira (26), do I Fórum Líder Norte Fluminense, promovido pelo  Sebrae-RJ no Centro de Convenções da Uenf. O evento reuniu de chefes de Executivos, como a prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco; secretários municipais; vereadores; membros da academia e representantes de entidades de classe e de instituições da sociedade civil organizada da região.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviço do Estado do Rio de Janeiro, Vinícius Farah, representou o governador Cláudio Castro. 

Representando Campos, além de Wladimir, participaram do evento o vice-prefeito Frederico Paes; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Mauro Silva; o procurador Geral Roberto Landes, e o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Almy Júnior, além de gestores de outras pastas.

Lançado há cerca de um ano, o Líder Norte Fluminense é uma iniciativa que objetiva incentivar a criação de um grupo de lideranças regional para identificar, estudar e desenvolver eixos prioritários que podem alavancar o desenvolvimento econômico e social em todo o território do Norte do estado.

No fórum, participantes do programa apresentaram levantamentos e diagnósticos dos municípios com o propósito de mobilizar as lideranças para a construção coletiva de agendas de desenvolvimento regional focado nos eixos Educação; Mobilidade e Logística; e Economia Local, sendo este último dividido em três subeixos: Agronegócios, Serviços e Indústrias.

- É um fórum importante, porque agrega informações, ideias e propostas de nove municípios e, em termos de políticas públicas, temos que pensar sob uma perspectiva regional. Eu não acredito em desenvolvimento isolado e nem em movimentos desconectados. Então o Sebrae está promovendo esse fórum em várias cidades e hoje reuniu lideranças  do Norte Fluminense, porque é fundamental organizarmos nossas políticas públicas em um momento em que surgem doversas oportunidades para o desenvolvimento da região. E eu diria que, atualmente, a nossa região é a região com maior potencial de crescimento econômico do estado do Rio. Então é importante essa interlocução entre os municípios e entre as entidades com o Governo Estadual, para que a gente possa, juntos, encontrar o equilíbrio necessário para atrair mais investimentos, pois temos melhores condições logísticas, grandes empreendimentos já implantados e muito potencial para desenvolver negócios nos eixos mencionados. Hoje, o Norte Fluminense é a joia da coroa do estado do Rio", destacou Wladimir.

O coordenador Regional do Sebrae no Norte e Noroeste Fluminense, Guilherme Rieche, apresentou o programa no fórum. Ele destacou o potencial da região, citando empreendimentos como o Porto do Açu, o questão logística da região que é toda cortada por uma rodovia federal, as áreas extensas para culturas agrícolas, assim como as belezas naturais que propiciam o desenvolvimento do agronegócio, os polos universitários e tecnológicos, que favorecem a criação de negócios e serviços com inovação.

O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico também destacou a importância da metodologia do Sebrae para o crescimento econômico e social do Norte Fluminense.

"Independente de tratar dos grandes negócios, como os de gás, de energia e de grandes empresas, também precisamos ter um foco no pequeno negócio e no empreendedor individual, que são os maiores empregadores, com 90% da economia do nosso país em cima das micro e pequenas empresas Então não dá para o estado não pensar com prioridade nesse universo, tanto que a secretaria agora mudou, separando a parte de petróleo e energia e recebendo a nomenclatura de Desenvolvimento Econômico, Comércio, Indústria e Serviço. E temos políticas públicas que a gente tem construído em parceria com o Sebrae, com todo o Sistema S e com as prefeituras para que a gente consiga consolidar a cadeia produtiva unindo o grande, médio, pequeno e o empreendedor individual. Só existe desenvolvimento econômico com dinheiro e, para ter dinheiro, são necessárias políticas públicas que contemplem isso. Hoje, no estado, registramos recórdes de geração de emprego, de abertura de empresas, de investimentos e uma receita que saiu do vermelho para o azul. A minha presença é um posicionamento claro que o governador tem um comprometimento com o interior e a região tem potencialidades para esse plano ter êxito”, destacou Farah.

Após as falas do anfitrião do fórum, o reitor da Uenf, Raúl Palácios, dos representantes do Sebrae, do prefeito Wladimir e do secretário estadual, houve a apresentação dos estudos e propostas por eixos e, depois, debate com os representantes das prefeituras dos municípios que íntegram o Líder Norte Fluminense, que são Campos, Quissamã, São João da Barra, São Francisco de Itabapoana, São Fidélis, Carapebus, Cardoso Moreira, Italva e Macaé.

Wladimir pontuou detalhes sobre o estudo do eixo Educação, anunciando melhorias como o aumento do investimento público na área, que, constitucionalmente deve ser de 25% e, em Campos é de 33%; o descongela.ento do ano de cargos e salários e anunciou ainda a revisão dos salários de diretores das unidades escolares, que será apreciada em forma de projeto do Executivo na Câmara Municipal, assim como o projeto de Léo para custeio, pela Prefeitura, da graduação des professores que não tem o Ensino Superior.

Sobre o eixo Agronegócio, o prefeito falou sobre o problema da conectividade, diagnóstica pelas equipes do Líder Norte Fluminense em toda a região e destacou os trabalhos desenvolvidos para garantir o escoamento da produção, por meio da recuperação de mais de 1.100 quilômetros de estradas vicinais e a licitação para a construção de 36 pontes, além da capacitação e qualificação profissional de produtores e trabalhadores do campo e a prestação de assistência técnica para o emprego de novas tecnologias e desenvolvimento do setor.

Outras reunião do Líder Norte Fluminense acontecerão para novas etapas da agenda de desenvimento, até a criação de anos por eixos, conforme informou o subsecretário de Desenvolvimento Econômico de Campos, Felipe Knust, que e participante do programa e apresentou o diagnóstico do eixo Economia Local.

Ao término do fórum, após a apresentação do Coral da Uenf, o prefeito elogiou a iniciativa e se colocou à disposição do Sebrae. "Nossa região tem uma safra de prefeitos extraordinários. Todos se comunicam, dialogam, se ajudam. Todos nós buscamos diariamente políticas públicas que possam mostrar o nosso o nosso interesse e nossa boa vontade para melhorar a qualidade de vida da nossa população. Então, da minha parte, enquanto prefeito de Campos, e tenho certeza que posso falar pela maioria dos municípios, o plano sendo bom, o Sebrae terá prefeitos dedicados à promoção do desenvolvimento econômico e social da nossa região", concluiu Wladimir.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!