Já são mais de 1.100 km de estradas municipais recuperadas ou reconstruídas
Por Verônica Nascimento Foto Robson Vieira
A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca segue recuperando as vicinais de Campos, por meio do programa Estradas do Produtor. No momento, a Diretoria de Infraestrutura Rural está com cinco frentes de trabalho, com patrulhas compostas por caminhões, tratores, motoniveladoras e retroescavadeiras, em localidades do Norte do município, de Ibitióca e Região do Imbé.
“Já são mais de 1.100 quilômetros de estradas municipais recuperados ou reconstruídos, sem contar com mais de 200 quilômetros em vicinais que já foram feitas e que passaram, este ano, por manutenção. A manutenção é parte do programa, para garantir a durabilidade dos trabalhos feitos, impedir o avanço de vegetação sobre a pista, e também é prevista em casos emergenciais, quando ocorrem incidentes como enchentes, enxurradas, queda de barrancos e atingem as estradas, destroem trechos que precisam ser novamente recuperados”, explica o secretário Almy Júnior.
De acordo com a Diretoria de Infraestrutura Rural, depois de recuperar a Estrada Principal e todas as vicinais internas dos núcleos do Assentamento Antônio Farias (Pau Funcho), em Ibitióca, foram feitas as estradas da Glória, da Balança, de Lagoa de Cima, da Vila e Três Ribeiro, já na Região do Imbé. Equipes hoje atuam nas estradas Ribeiro da Pedra e Ribeiro Comprido e na manutenção da Estrada do Donato, que, em dezembro passado, chegou a ter 18 pontos de interdição provocada por queda de barreiras. Os trabalhos serão iniciados esta semana na Estrada do Carrapato, sentido a Dores de Macabu.
O diretor, Robson Vieira, conta que, na Região Norte, a recuperação da Estrada do 58, de Santa Rita a Pedra Lisa, em Morro do Coco, está na fase de colocação de material fresada. A estrada não estava sendo utilizada por moradores e para o escoamento da produção agropecuária, devido à quantidade de buracos e fechamento de trechos por vegetação. Outra estrada que está sendo recuperada é a do Periquito, que liga o distrito de Travessão, da BR 101, à localidade de Sapucaia, junto à BR-356.