Por Arnaldo Garcia e Mário Luiz (Esporte Press Brasil)
Fotos Caio Fernandes (Macaé)
O Americano e o Macaé realizaram jogos-treino, neste sábado (22), como parte da preparação de ambos para o Estadual A2 e venceram por 1 a 0. No Clube Cidade do Sol, o Alvianil Praiano enfrentou o Juventus, que disputará a Série C a partir do próximo dia 7, enquanto no Ary de Oliveira e Souza, em Campos, o Alvinegro encarou o Tá Doido, organizada equipe da cidade de Cabo Frio, que recentemente foi derrotada pela Cabofriense (futura adversária do Cano), por 2 a 1. Como é costumeiro nesse tipo de atividade, o discurso pronto de que o placar não interessa e sim a desenvoltura do conjunto, prevaleceu mais uma vez. Sorriso de pênalti, em Macaé, e Jefinho marcaram os respectivos gols.
Avaliações
Toninho Andrade primeiro agradeceu a equipe do Juventus, por ter aceitado o convite e em seguida fez um balanço do desempenho de seu grupo, a poucos dias da abertura do Estadual:
“É bom lembrar que muitos jogadores chegaram nesta semana, então a é primeira vez com boa parte do elenco. Eu saio satisfeito com que foi apresentado hoje (ontem). Deu pra ver muitas coisas positivas, principalmente em termos de conceitos, que é o que estamos trabalhando aqui. Existem muitos erros que são normais, faz parte do processo inicial, e esses jogos são justamente para isso, para errar e acertar, e para gente poder ver e faz a correção.” – Pontuou.
Já Rafael Soriano, que luta contra o tempo para aprontar a equipe, destacou o objetivo maior da movimentação, reconhecendo que tem o tempo como um grande adversário, neste momento:
Ontem foi um treinamento que fizemos mais para uma avaliação individual de todos, em relação ao nível físico, técnico e características individuais. Rodamos o elenco de forma que todos puderam participar um pouco da atividade. Foi positivo, pois essa semana iniciamos a introdução de alguns conceitos e pensando numa forma de começar a fazer observações para encaixar uma equipe ideal pra estreia.
Ambos, os treinadores, que se enfrentam no dia 20 de maio pela 2ª rodada do Estadual seguem planejando para extrair o melhor de seus elencos: “Essa semana vamos trabalhar mais algumas coisas. Espero que a equipe evolua mais ainda para o próximo jogo-treino de sábado. Esse é o objetivo, para que a gente consiga chegar bem preparado no dia 13, na estreia contra o Petrópolis.” – Finalizou Toninho Andrade.
Para Soriano, o desiquilíbrio das condições de cada um é um fator que atrapalha na definição da parte tática e na do próprio time. Nesse particular, o preparador físico Felipe Thomaz tem feito um trabalho muito apurado para o equilíbrio físico dos atletas: “Hoje, ainda temos jogadores que estão na fase de evolução física e outros que já estão com ritmo de jogo, o que temos buscado neste momento é justamente equilibrar e tornar um grupo homogêneo, o mais rápido possível”, afirmou Rafael Soriano.
Jogos-treino
O Macaé volta a campo, neste sábado (29), diante do Campos Atlético, que se prepara para a estreia na Série C, dia 7 de maio, diante do União Central, em Nilópolis. Enquanto o Americano tem amistoso, no mesmo dia, ainda sem local definido, contra o Araruama, seu adversário na 6ª rodada da Série A2, e que estreia contra o Sampaio Correa. A princípio, o confronto está marcado para Casimiro de Abreu, entretanto as duas diretorias trabalham no sentido da mudança de local. A preferência de ambas é que seja uma atividade fechada ao público em geral.
Anunciado
Com boa participação no elenco alvinegro do ano passado, Damião Reis foi anunciado como novo integrante do grupo, com o qual já vinha treinando.