Campeão Sub-17 pelo Goyta brilha em gramados mineiros
Eleições 2024
Publicado em 21/04/2023

 

Alason conta que, há pouco mais de 10 anos, participou do projeto da Prefeitura de Campos no  Campo do União de Ururaí 

 

Por Secom Campos Foto: Chiarini Junior / Roma Comunicação & Marketing 

 

Campos é berço de atletas que vem despontando em grandes clubes e ganhando destaque nacional, chegando a atuar na Seleção Brasileira, como aconteceu com como Valdir Pereira, mais conhecido como Didi, o Folha Seca, que disputou três Copas do Mundo e ganhou duas. Didi Folha Seca; Odvan, que ficou conhecido no Vasco, e Gil, que foi campeão Mundial e da Libertadores pelo Corinthians. Agora, um campista do distrito de Ururaí, se destaca nos grandes estádios de Minas Gerais e, em maio, disputa o Brasileirão vestindo a nova camisa. Alason Azevedo, mais conhecido como Alason Carioca, 24 anos, é o novo reforço do Pouso Alegre, time do Sul do estado mineiro, e vai disputar a série C do Campeonato Brasileiro pela primeira vez na história. O campista ficou cinco anos no Atlhetic Club, onde foi bicampeão Mineiro do Interior, campeão da Recopa, ajudou a equipe a conquistar o acesso à Copa do Brasil e chegou à duas semifinais do Campeonato Mineiro 2022-2023.

Alason Carioca, como ficou conhecido pelos colegas mineiros, conta que, há pouco mais de 10 anos, participou do Projeto Esporte e Lazer da Cidade (PELC), no Campo do União Futebol Clube de Ururaí, onde chegou a ser artilheiro. O projeto, do Governo Federal, era desenvolvido pela Prefeitura de Campos através da Fundação Municipal de Esportes (FME). "Esse projeto me ajudou bastante porque, praticamente, me tirou da rua, que era onde eu brincava de bola, baleba e soltava pipa. Era um projeto de esporte e lazer e tinha várias modalidades, como vôlei, futebol, capoeira e era tudo no União. Marcou bastante minha vida", disse o jogador, ressaltando a importância do esporte como agente transformador. Aos 14 anos, ele foi para o Goytacaz e, no time da Rua do Gás, conquistou o Campeonato Regional Sub-15 e foi campeão carioca Sub-17. 

O Dragão do Sul de Minas, como é chamado o atual clube de Alason pelos torcedores, é um time centenário e desde o retorno ao futebol profissional, em 2018, foi campeão Mineiro da segunda divisão em 2019, campeão Mineiro Módulo II em 2020, conquistou o Troféu Inconfidência 2021 e o acesso à série C do Brasileirão em 2022. O clube vem anunciando novas contratações desde o final de março. O Pouso Alegre Futebol Clube foi fundado no dia 15 de novembro de 1913 e tem o mesmo nome da cidade no Sul de Minas Gerais, que segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, tem mais de 154 mil habitantes.

 - Chego ao Pouso Alegre com vontade e expectativa de conquistar muitos títulos. Já temos uma competição muito difícil pela frente que é disputa do Campeonato Brasileiro Série C. Vou me dedicar bastante para buscar o objetivo do clube que é o acesso à Série B. Me sinto preparado para poder ajudar a equipe em busca desse objetivo principal. Muito grato à Deus por defender mais um clube de Minas. Estive no Athletic durante cinco anos, fui muito feliz por lá e tive muitas conquistas. Espero aqui no Pouso Alegre, fazer uma linda história, ter muitas conquistas e cravar o nome na história do clube -, destacou o atleta, que estreia no Brasileirão será no dia dois de maio contra o Volta Redonda, no Rio de Janeiro.

Alason também faz questão de destacar um atleta campista da atualidade, que serve de inspiração para ele. Assim como Alason, Gil também participou de projeto social da prefeitura. "Tenho comigo alguns exemplos de jogadores que também são de Campos e o Gil é um deles. Ele é um grande jogador e tem uma história muito bonita no futebol. Ele foi campeão Mundial e da Libertadores pelo Corinthians e jogou na seleção brasileira. Por ser de Campos, se tornou referência", completou.

Comentários