Firjan e Porto do Açu reúnem para fortalecer a inovação na região
Justiça, Cidadania e Inclusão
Publicado em 14/04/2023

“Conexões para Inovação” busca criar momentos de integração e geração de negócios

Felipe Sáles

Assessoria Firjan

Cerca de 100 representantes de empresas, de startups e de entidades ligadas à inovação de pelo menos cinco cidades do Norte e da Região dos Lagos estiveram nesta quinta-feira (13/04) no Centro de Visitantes do Porto do Açu em busca de novos negócios. O evento “Conexões para Inovação”, realizado pela Firjan Norte Fluminense e pelo Porto do Açu, contou com palestras da federação e do Porto e reuniu empresas e startups na mesma mesa para apresentarem seus produtos e demandas.

 "A Firjan cumpre seu papel de apoiar as indústrias, a inovação e a qualidade de vida, juntamente com o Porto, neste evento de grande importância. Nenhuma empresa consegue sobreviver hoje sem inovação, e nossa missão é compartilhar conhecimento e apoiar o crescimento de empresas e startups que compõem este ambiente de inovação tão importante para o nosso desenvolvimento", Thieres Rodrigues, vice-presidente da Firjan Norte Fluminense, que esteve representando o presidente da Regional, Francisco Roberto de Siqueira.

 Wanderson Sousa, gerente de Relacionamento com Comunidades do Porto e conselheiro da Firjan Norte Fluminense, disse que novos eventos como este acontecerão em breve.

 “Este foi apenas um primeiro encontro de muitos outros para gerar conexões, fomentar o processo de inovação e o desenvolvimento econômico e social da região. Com este evento, nós também reforçamos a parceria com a Firjan no sentido de fortalecer e desenvolver os fornecedores locais”, pontuou Wanderson.

 Fernanda Sossai, gerente geral de Desenvolvimento Portuário e ESG do Porto do Açu, destacou o novo projeto que o Porto está desenvolvendo com o objetivo de estimular a inovação entre as empresas do complexo.

 "A inovação é parte importante da nossa estratégia de desenvolvimento. Por isso, criamos uma plataforma, o Cais AçuLab, com o objetivo de reunir os atores desse ecossistema e promover a pesquisa e a inovação na região", disse Fernanda Sossai, gerente geral de Desenvolvimento Portuário e ESG do Porto do Açu.

 Tinta com pimenta e água limpa com eletricidade

No saguão do Centro de Visitantes do Porto, 13 startups puderam expor seus produtos e serviços, como a “Letras e Bits”, que utiliza apenas energia elétrica para transformar águas poluídas para reuso e reutilização. O processo está sendo implantado numa indústria têxtil de São Paulo, e tem como foco também o mercado de óleo e gás. Outra startup, a “Bio Tintas”, utiliza o princípio ativo de pimentas na pintura de cascos de navios, por exemplo, o que diminui os tempos de manutenção e, consequentemente, os custos. A empresa atua sob demanda e já tem uma parceria de 10 anos com o Porto. Todas as startups são oriundas do polo acadêmico de Campos.

 O encontro contou com representantes de instituições diversas, como o IFF e a própria Firjan; de empresas de Campos, Macaé, São João da Barra, Quissamã e Rio das Ostras; e de membros da Prefeitura de Campos, como o secretário de Desenvolvimento Econômico, Mauro Silva; a subsecretaria de ciência e tecnologia, Suzana da Hora; e o diretor de inovação, da secretaria de petróleo, energia e inovação, Luis Magalhães. O especialista da Casa Firjan, Marcos André Farias de Oliveira, responsável por uma palestra no evento, destacou a importância da integração entre as instituições para desenvolver o ambiente de negócios.

 "Foi uma importante iniciativa para unir todo o ecossistema da região, desde governo a entidades até, naturalmente, empresas e startups. É muito comum que uma startup se concentre mais na solução tecnológica, mas é fundamental que elas reconheçam e conversem com seu público-alvo, até para ajustar suas soluções às necessidades do mercado. E um evento como este contribui muito para isso", disse o Marcos André, que vai aproveitar a visita à região para conhecer o Polo de Inovação do IFF e o projeto do Parque Tecnológico de Campos, a ser apresentado no Palácio da Cultura.

 A ideia do “Conexões para Inovação” surgiu durante a Jornada de Inovação, realizada no ano passado pela Firjan em Campos e Macaé. Rodrigo Martins, um dos coordenadores do Grupo de Inovação da Firjan Norte Fluminense, exaltou a iniciativa.

 “Foi curioso perceber que muitas pessoas desconhecem as tecnologias de ponta que estão sendo desenvolvidas na própria região. E isso demonstra a importância do evento; uma oportunidade de gerar novos negócios que, por sua vez, geram cada vez mais inovação”, disse Rodrigo Martins.

 Além de Letras e Bits e Bio Tintas, as startups participantes foram Agrohidro 4.1,  Cloud Club, Peixe Goytacá, Entomotec, Menugás, IMicro-Biontech, Azo, Medbem, TD Remoting – todas da Tec Campos –, e ainda a Eneltec e Nano 03.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!