Base e feminino com um abraço de um vencedor
Eleições 2024
Publicado em 03/04/2023

Promover competições de base é um desafio, mas tem quem supera barreiras e ainda se sensibiliza com o feminino

por Arnaldo Garcia

Quando se lê ou ouve sobre a Copa Norte Noroeste de Futebol de Base, quem acompanha a movimentação de competições logo lembra do nome do Carlos Magno Graça. O ex árbitro da Federação de Futebol do Rio de Janeiro é a maior referência no seguimento, a partir de Campos. Há 6 anos atuando na área, traz no currículo competições importantes, não só em Campos, mas também em Macaé e integrando a região, pois como diz o título que adotou reúne agremiações e escolinhas de futebol não só do Norte e Noroeste mas também convidadas de Rio das Ostras, Cabo Frio e de cidades do Espírito Santo.

O último evento com a marca de Maguinho, como é mais conhecido, foi na segunda quinzena de março, o futebol feminino. “O evento veio depois de muitas reivindicações e foi um grande desafio, mas com o mesmo padrão de tratamento dos menores e das meninas, que requer uma atenção muito especial, pois são seguimentos que estão ainda assimilando os pormenores da regra do futebol. E, até por assim ser é muito gratificante esse trabalho de inserção ao mundo da bola como ele realmente é”, explica Carlos Magno.

O futebol feminino foi realizado no domingo (26) com uma verdadeira festa no antigo estádio Maria Amália Bezerra de Melo, do União de Ururaí. Afinal, apesar do incentivo da Fifa ao Feminino ainda há uma enorme carência de equipes e competição e isso também se verifica em todos os lugares, sem exceção.  Mas quatro vibrantes equipes (Meninas do Espírito Santo - MDE, Cobreloa, C. Borges e Vasco Academy) disputaram o torneio e demonstraram muita intimidade com a bola. Ao final, saiu campeã a equipe do Cobreloa, que superou o MDE por 3 a 2 na final. 

Carlos Magno faz questão de manter a disciplina

Marcada para 8 de abril, a Copinha Norte/Flu reunirá equipes tradicionais e recém formadas nas categorias sub-12, sub-14 e sub-16. Dez equipes já estão confirmadas, como JC Esportes, de São Francisco de Itabapoana; Portuguesa e Santos, de São João da Barra; CRA, Giggs, Operário, Núcleos do Flamengo e do Vasco, Escolinha André Barreto e Escolinha Bola Cheia. Os jogos serão realizados no União de Ururaí (abertura), Aldemir Gonçalves, Ângelo de Carvalho, Nilton Salvador Silva e em São João da Barra.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!