Firjan Norte Fluminense realiza evento para estimular construção civil
20/03/2023 16:47 em Cultura, Turismo, Lazer, Shows e Tv

Setor é um dos maiores empregadores da região e é responsável por movimentar diversas áreas da economia; evento vai reunir profissionais e entidades públicas e privadas.

Felipe Sales - Assessoria Firjan-RJ

 Acontece nesta terça-feira (21/03), das 14h às 17h na Firjan Norte Fluminense (Rua Bruno de Azevedo, 37, Jardim Maria Queiroz), o projeto “Rio Construção” – que reúne diferentes ações da federação e suas instituições em busca de melhorias na produtividade do setor e na competitividade das empresas. Representantes de entidades públicas e privadas, assim como os profissionais que compõem a cadeia produtiva da Construção Civil, poderão se inscrever gratuitamente neste link. O evento é exclusivamente presencial e está sujeito a lotação, e acontecerá na quarta-feira (22/03) também na Firjan Noroeste.

 No Norte Fluminense, o segmento de Construção foi o que mais abriu postos de trabalho no ano passado (+4.163) – e Macaé se destaca, acumulando saldos positivos consecutivos desde agosto de 2020, auge da pandemia.

 “A federação já conta com um Centro de Referência em Construção Civil, que reúne as últimas inovações do setor não só no país, como no mundo. A partir deste patamar, estamos compartilhando nosso conhecimento com entidades públicas e privadas, trazendo programas e iniciativas que podem elevar cada vez mais o desenvolvimento do setor e a geração de empregos em diversas frentes”, disse o presidente da Firjan Norte, Francisco Roberto de Siqueira, que também é presidente do Sindicato da Construção Civil do Norte Fluminense (Sinduscon-NF).

 O Noroeste também se destaca no ranking estadual de geração de vagas no setor: foram 2.576 vagas em Construção no ano passado – com destaque para Itaperuna, com 2.031 novas oportunidades apenas na atividade de Construção de Edifícios. O “Rio Construção” acontece em Itaperuna (Firjan Noroeste: Rua Apolinário Cunha, 51, Cidade Nova) na próxima quarta-feira (22/3), das 9h às 12h. As inscrições podem ser feitas clicando aqui.

 “A Construção Civil movimenta não só diversos setores da indústria, como também de Serviços e Comércio. Trata-se de um importante vetor da nossa economia, motivo pelo qual a federação busca estimular cada vez mais as diversas entidades e profissionais envolvidos no tema”, destacou o presidente da Firjan Noroeste Fluminense, José Magno Vargas Hoffmann.

 Ações para melhorar a competitividade

O evento vai apresentar projetos como o “Licença 4.0”, iniciativa da Firjan que busca, junto às prefeituras, analisar e identificar oportunidades de melhoria nos processos de licenciamento de obras, um dos maiores entraves ao setor da construção. E o “#RioConstruçãoBIM”, uma ação da Firjan SENAI que busca ofertar à Indústria e ao poder público soluções eficientes para o processo de implantação BIM.

 O encontro terá ainda uma apresentação do projeto Rio Construção; do Centro de Referência em Construção Civil da Firjan SENAI SESI; do Laboratório de Materiais e Sistemas Construtivos da Firjan SENAI; de ações voltadas para a saúde e segurança do trabalhador; e dos profissionais formados pela Firjan SENAI e que estão à disposição do mercado, além de um panorama do atual cenário econômico da região e uma sessão para perguntas e respostas.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!