Estrelas do esporte e inclusão marcam as atividades do Farol neste final de semana
09/02/2023 09:56 em Eleições 2024

O domingo (12) será de muito esporte, superação e lições de vida na praia do Farol de São Tomé, durante a programação do “Verão de Todos Nós”, uma parceria entre a Prefeitura de Campos e o Sesc Rio.

O último final de semana de atividades na Arena Esportiva, que será adaptada para receber o Basquete 3x3, terá a presença de Leandro Discreto, da Seleção Brasileira, e mais 5 atletas de basquete profissional; apresentação da equipe Esporte Sem Fronteiras, campeã estadual de basquete em cadeiras de rodas.

O skatista biamputado Ítalo Romano estará na Arena Kids, onde foi montada uma pista de skate. Ele estará falando sobre a modalidade e sua experiência como atleta. Outros jovens também disputarão torneio de Jiu-Jitsu.

O Basquete 3x3 surgiu do streetball, um “basquete de rua” muito praticado nas quadras comunitárias, principalmente nos Estados Unidos de forma amadora e que ganhou o mundo a partir de 1980. A modalidade cresceu muito rapidamente e já está aprovado para entrar nos Jogos Olímpicos.

Trata-se de uma variação do esporte tradicional, onde são 3x3 mais um reserva para cada lado. A quadra é menor com os mesmos 15m de largura, mas com 11m de comprimento, além de somente uma cesta.

A disputa tem 10 minutos duração ou menos, desde que uma das equipes alcance 21 pontos. E mais: arremessos dentro do arco valem apenas 1 ponto, o mesmo acontecendo com lance livre. Já os arremessos fora do arco valem 2 pontos.

A presença de Ítalo Romano na Arena Kids será um marco neste domingo, assim como a participação dos atletas do basquete em cadeira de rodas. Afinal, o governo Wladimir Garotinho tem como uma das bandeiras a inclusão e essa é uma das missões da Fundação Municipal de Esportes (FME), de promover a inclusão através do esporte.
 
Romano, aos 11 anos de idade, teve um acidente de trem, brincando com colegas e, superou isso com uma nova forma de vida, quando começou a andar de skate. Hoje, é um dos skatista que faz manobras de todos os tipos e em todos os terrenos, provando que com determinação tudo se consegue. Bi amputado, Romano é um exemplo de vida.
 

 

Já o Torneio de Jiu-Jitsu ou King Summer of Jiu-Jitsu Farol 2023, reunirá as principais academias de Campos, que deverão promover excelentes combates. Nomes como Italo Gomes, da Academia Léo Cordeiro; Leonardo Gomes, Júnior Sá, Rayan Alexander, entre outros, da Nova União, estarão enfrentando Leandro Nascimento, Kronos BJJ; Thiago Guerra, da Bruno Sales; Amaro Oliveira e Guilherme Ribeiro, da Lúcio Flávio. Todas as atrações estão marcadas para as 9h.
 
O presidente da Fundação Municipal de Esportes fez um balanço das atividades de verão, destacando a inclusão social e continuidade dos eventos. “A programação de verão espelha exatamente o trabalho que a Fundação de Esportes desenvolve durante todo o ano.
 
Nós buscamos atender todas as modalidades e entendemos que estamos cumprindo a nossa missão. A inclusão, dando a atenção às pessoas com deficiência (PCDs), crianças e adolescentes, tem um olhar muito especial e fazemos questão de ter esse público durante o ano inteiro.
 
A programação esportiva está chegando ao final na arena, mas continuaremos com atividades na praia do Farol de São Tomé, como a Copa de Bodyboarding e, em Lagoa de Cima, com as copas de futevôlei e águas abertas”, esclareceu Luciano Viana.
 
Foto: Cínthia Carneiro / Divulgação
 
*Arnaldo Garcia
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!