Parque Atalaia registra 7 mil visitantes em 2022
04/01/2023 09:44 em Justiça, Cidadania e Inclusão

O Parque Natural Municipal Atalaia registrou de  1º abril a 30 de dezembro de 2022, 7.086 visitantes. Atualmente,  o local passa por manutenção e estará aberto para visitação do público a partir do dia 19 de janeiro.

O coordenador do parque, Alexandre Bezerra, explica que o espaço passa por algumas manutenções, como roçada, varrição, pinturas, entre outros serviços.

“Estamos preparando o parque para os visitantes. No ano passado, o parque recebeu, em média, 500 ciclistas, 3.000 alunos da rede municipal de ensino e ainda cerca de 4.000 turistas da região, de outros estados e  até mesmo de outros países”, informou Alexandre.

Para quem quiser visitar o local, Alexandre explica que para grupos acima de 20 pessoas será necessário agendar. Basta enviar um email para agendamento.atalaia@gmail.com e garantir o seu passeio.

O Parque Municipal Atalaia funciona para visitação de quinta a sábado, das 9h às 16h. A unidade de conservação fica a 27 quilômetros do Centro de Macaé.

 

 O Parque

O Parque Natural Municipal Atalaia é cortado por trilhas que levam a recantos paradisíacos abertos à apreciação. O local recebe pesquisadores, estudantes, grupos de meditação, pessoas que valorizam e buscam contato com a natureza.

Os seus 235 hectares de mata abrigam grande diversidade de árvores, arbustos e epífitas. Da rica fauna, vivem na região diversas espécies de peixes, e uma variedade de aves e mamíferos de pequeno, médio e grande porte.

O roteiro turístico atual é composto por cinco trilhas. A sexta trilha, chamada de Caminho da Estrela, irá conectar duas unidades de conservação - unindo o Atalaia ao Pico do Frade. A implementação da Estrela é uma iniciativa em construção da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade e Proteção Animal. Depois de concluído, o caminho mata adentro totalizará em torno de 50 quilômetros de extensão.

 

Jornalista: Liliane Barboza

Fotos: Arquivo Secom 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!