A Rio+Saneamento adotou medidas emergenciais e trabalha para retomar o abastecimento de água em Carapebus, no Norte Fluminense, após a cidade ter sido atingida por forte chuva nesta quarta-feira (30/11). Um gabinete de crise foi montado com superintendente, gerentes e técnicos da concessionária para acompanhar de perto a situação na região. A equipe também participa do comitê de crise criado pelo Estado no município.
O temporal interrompeu a distribuição de água tratada para toda a cidade e provocou a queda no fornecimento de energia nas áreas onde estão localizadas as captações do Sacarrão e da Maricota. A energia já foi restabelecida e a operação nas captações está sendo retomada gradativamente.
A chuva também elevou os níveis dos rios que alimentam a Estação de Tratamento de Água (ETA) da cidade. Equipes da concessionária atuam, com auxílio de retroescavadeiras e caminhões, para ter acesso às captações de água bruta (não tratada), que estão isoladas devido às cheias na região.
Como medida emergencial, a Rio+Saneamento enviou uma carreta-pipa de 40 mil litros e dois caminhões-pipa de 10 mil litros para o município, com o objetivo de abastecer, em caráter de urgência, unidades como hospitais e pontos de apoio a desalojados e desabrigados.
Além disso, a loja comercial da Rio+Saneamento, que realiza o atendimento presencial de clientes em Carapebus, foi invadida pela água da chuva e precisou ser fechada. Ainda não há previsão de reabertura. A concessionária coloca à disposição da população os canais de atendimento da Rio+Saneamento: o telefone 0800 772 1027, que oferece a possibilidade de envio de mensagem via WhatsApp; o aplicativo Cliente Rio+ e o site riomaissaneamento.com.br.
* Rio +