Casa da Criança zera fila para neuropediatra
17/11/2022 11:46 em Cultura, Turismo, Lazer, Shows e Tv

Em função do sistema de marcação de consulta informatizado e de novas metodologias de atendimento, a Casa da Criança e do Adolescente conseguiu zerar a fila de 1.146 crianças que estavam aguardando o atendimento de neuropediatria. O registro segue  a prioridade do governo municipal  de assegurar uma melhor  prestação de serviços aos usuários. No mês de outubro, a unidade recebeu  uma média  de 6 mil atendimentos. Usuários novos poderão marcar  consultas a partir da primeira semana de janeiro. O local fica à Rua Doutor Télio Barreto, 316, Centro.

Uma das demandas mais procuradas do espaço, a consulta de neuropediatria  visa  atender crianças com alterações neurológicas. Para reforçar o atendimento, segundo o  diretor administrativo da Casa da Criança, Pablo Corrêa Fontes, foram contratados dois novos neuropediatras. "Nossa preocupação foi com a agilização e dinamismo dos serviços, e estamos conseguindo.  Além de zerar a  fila de espera para neuropediatra, conseguimos também para nutricionista, que desde  2021, era de 327 usuários aguardando. Nosso trabalho é pautado em estratégias de atendimento voltadas para agilização no atendimento, conforto e acessibilidade", pontua.

Ele lembra que  mesmo tendo zerado fila de espera,   a  equipe  da Casa da Criança efetivou ligações de marcação de dias e horários para quem estava na fila de espera. "O usuário que mudou de contato telefônico e está  aguardando, deve ir presencialmente ao espaço com os documentos necessários para o agendamento (cartão SUS e encaminhamento médico para especialidade), sempre de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h", comentou.

O sistema de marcação informatizado foi procurado por usuários como Juliana Moraes. "Ainda bem que a Casa da Criança oferece atendimento de neuropediatra. Vim com encaminhamento do meu filho Sávio e estou na expectativa que tudo dê certo", observa.

Na Casa da Criança também são oferecidas especialidades ligadas à genética, além de pediatria clínica, cardiologia pediátrica, alergologia, pneumologia, dermatologia, neuropediatria, gastroenterologia, nefrologia pediátrica, neurologia pediátrica, otorrinopediatria e ginecologia/obstetrícia. Como também os serviços de psicologia, fonoaudiologia, serviço social, teste da orelhinha, pneumologista, eletrocardiograma, enfermagem, fisioterapia respiratória e nutrição, todas voltadas ao público que vai de zero a 18 anos.

Novos espaços - Vale lembrar, no mês de julho deste ano foi inaugurada a Sala de Coleta de Exames. Quem for atendido pelo serviço ambulatorial na Casa da Criança poderá realizar o exame no próprio local onde também o resultado fica disponível. A proposta é permitir que os atendidos da Casa da Criança não precisem procurar a solicitação à Central de Regulação de Acesso e se deslocar para outra unidade para coleta.

Já em outubro,  foi inaugurado o consultório odontológico.  O local conta com kits de saúde bucal, aparelho de raio-x e vai oferece serviços como restauração, limpeza, aplicação de flúor, extração e tratamento de canal em dentes de leite. O atendimento já acontece às terças, quintas e sextas, das 8h às 17h.O consultório tem a  atuação de três dentistas, dois especialistas em pacientes com deficiência e uma Odontopediatria, além da auxiliar de saúde bucal. As marcações serão realizadas através dos telefones 2762-0539, 2772-0040 e 2772-0235, diretamente na Coordenadoria Especial de Odontologia, conforme o número de vagas. O atendimento às terças é para pacientes até 12 anos;  nas quintas e sextas para pacientes especiais.

Jornalista: Joice Trindade

Foto: Bruno Campos

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!