Uso incorreto do protetor solar pode aumentar riscos do câncer de pele
03/06/2019 10:57 em Esportes

Ocâncer de pele é um dos tipos mais recorrentes de câncer no Brasil, correspondendo a 33% de todos os diagnósticos desta doença no país, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia. Logo, a fotoproteção mostra-se fundamental em nosso dia-a-dia, principalmente quando passamos longos períodos expostos ao sol, afinal, é a maneira mais eficiente de se prevenir o câncer de pele.

O problema é que, segundo estudo publicado na revista médica British Journal of Dermatology, grande parte das pessoas não aplica a quantidade suficiente de fotoprotetor para que este se torne eficaz contra a radiação ultravioleta e as queimaduras solares, fatores que estão relacionados ao aumento do risco da doença. “Para que o filtro solar funcione de forma realmente eficaz é necessário que seja aplicado na quantidade de 2mg por centímetro quadrado, que para o rosto, por exemplo, equivale a uma colher de chá. Porém, as pessoas tendem a aplicar apenas 0,8mg/cm2, ou seja, menos da metade da quantidade recomendada, o que é extremamente perigoso, principalmente em lugares como praias e piscinas, onde a exposição solar é intensa”, explica a dermatologista Dra. Valéria Marcondes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia.

Aqui no Brasil o problema ainda possui um agravante, pois, além do país possuir um dos maiores índices de radiação solar do mundo, 80% dos brasileiros não têm a mínima ideia de qual a quantidade correta de protetor solar que deve ser aplicada, de acordo com pesquisa recente liderada pelo consultor e pesquisador em Cosmetologia Lucas Portilho, farmacêutico e diretor científico do Instituto de Cosmetologia e Ciências da Pele. “Se uma pessoa aplica metade da quantidade recomendada de um filtro solar com FPS 30, ela recebe a proteção equivalente à de um FPS 8. E o pior é que, por achar que está protegida, ela acaba aumentando sua exposição ao sol, o que pode levar a uma lesão celular”, explica Lucas.

A pesquisa também apontou que, dentre os 1793 entrevistados, apenas 27,5% aplicam filtro solar diariamente, somente 45% reaplicam o produto e 48% não aplicam o protetor solar em dias nublados.

*Notícias ao Minuto

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!