Itaocara e Aperibé agora podem monitorar em tempo real a situação das chuvas. Dois pluviômetros foram instalados nesta segunda-feira (03) em cada cidade pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), em parceria com as secretarias de Defesa Civil dos municípios.
Em Itaocara o local escolhido foi a sede do 1/21 DBM (quartel do Corpo de Bombeiros), bem no centro da cidade. A unidade já possuía um pluviômetro, mas não era automático. Em Aperibé, o local para a instalação do equipamento foi na Prefeitura Municipal, que fica a 2 quilômetros do Centro.
Os equipamentos vão permitir o acompanhamento em tempo real sobre quantidade, intensidade e duração das chuvas. Além disso, o sistema auxilia na análise de desastre naturais e na decisão imediata para a emissão de alerta. Os dois municípios são os primeiros do Noroeste Fluminense a receberem os pluviômetros automáticos.
Cada equipamento é composto por uma caixa de comando movida por quatro baterias recarregadas com energia solar. As informações coletadas com os aparelhos podem ser acessadas em tempo real pela
internet.