Itaocara e Aperibé ganham pluviômetros automáticos
04/09/2018 07:28 em Cultura, Turismo, Lazer, Shows e Tv
Itaocara e Aperibé agora podem monitorar em tempo real a situação das chuvas. Dois pluviômetros foram instalados nesta segunda-feira (03) em cada cidade pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), em parceria com as secretarias de Defesa Civil dos municípios.
 
   Em Itaocara o local escolhido foi a sede do 1/21 DBM (quartel do Corpo de Bombeiros), bem no centro da cidade. A unidade já possuía um pluviômetro, mas não era automático. Em Aperibé, o local para a instalação do equipamento foi na Prefeitura Municipal, que fica a 2 quilômetros do Centro. 
 
Os equipamentos vão permitir o acompanhamento em tempo real sobre quantidade, intensidade e duração das chuvas. Além disso, o sistema auxilia na análise de desastre naturais e na decisão imediata para a emissão de alerta. Os dois municípios são os primeiros do Noroeste Fluminense a receberem os pluviômetros automáticos.
 
   Cada equipamento é composto por uma caixa de comando movida por quatro baterias recarregadas com energia solar. As informações coletadas com os aparelhos podem ser acessadas em tempo real pela internet.
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!