O encontro, na UFF, reúne autoridades e profissionais da Assistência Social, Saúde e Defesa Civil para capacitação de atuação em situações de emergência, com ênfase na gestão de abrigos
Por Secom Campos / Imagem Jhonatan Lopes
O município de Campos está sediando nesta quarta (3) e quinta-feira (4) a Oficina Intersetorial para qualificar equipes técnicas para situações de calamidade nas cidades da região Norte Fluminense. Promovida pelo Governo do Estado, a ação acontece na Universidade Federal Fluminense (UFF) e conta com a participação de secretários, representantes e profissionais de departamentos ligados às secretarias municipais de Assistência Social e Cidadania, de Defesa Civil e de Saúde da Prefeitura.
A oficina é ministrada por meio de uma parceria entre as pastas estaduais de Desenvolvimento Humano e Direitos Humanos, Defesa Civil e Saúde. Através da capacitação, os profissionais são preparados para atuar em situações de emergência, com ênfase na gestão de abrigos e na proteção de populações vulneráveis.
O secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Rodrigo Carvalho, ressaltou que a capacitação vai reforçar as ações que já são realizadas pela Assistência Social do município em situação de calamidade.
“Durante as chuvas que atingiram a região de Santo Eduardo no final de março deste ano, tivemos um grande desafio, que foi atender a população atingida, levando alimentação, fornecendo abrigos e os serviços da Assistência Social. Essa capacitação vem para acrescentar ainda mais a capacidade do nosso trabalho. A gente sabe que o verão é um período de chuvas, cheias e de momentos complicados. Por isso, é de extrema importância receber a equipe do Estado nessa capacitação voltada para ajudar não só o nosso município, mas as cidades da nossa região”, disse o secretário.
O secretário municipal de Defesa Civil, Alcemir Pascoutto, destacou a importância da oficina com a participação de outras pastas municipais e estaduais, já que o verão, período de fortes chuvas, está próximo do início.
“A gente já está no período de pré-verão. Quando o Estado se aproxima do município, os dois entes federativos trabalham em prol da população e buscam recursos e formas de proteger as pessoas em situações de calamidade e eventos de desastres. Eu vejo essa capacitação como um momento ímpar para nós. Primeiro, pelo aprendizado e oportunidade de conhecermos os nossos papéis, entre as secretarias, naquela localidade afetada e nos abrigos. Segundo por trazer resultados positivos com mais celeridade para atender a nossa população”, destacou Pascoutto.
A tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Eliane Cristine, que atua também como psicóloga da Secretaria de Estado de Defesa Civil, explica que a integração é importante para atuação em situação de desastres e cuidado com a saúde dos profissionais que estão à frente das ações.
“Esse encontro é importante porque a gente legitima o valor da integração entre as pastas não só nessa fase de preparação e prevenção, mas principalmente na fase de resposta, para que a gente possa oferecer um trabalho com maior eficácia, embora cada pasta tenha o seu papel. A gente iniciou com oficina de saúde mental, falando da importância do cuidado com esse profissional que está na linha de frente, que também precisa ser cuidado”, explicou.
A atuação conjunta de profissionais das áreas de Assistência Social, Saúde e Defesa Civil, em alinhamento às práticas de resposta a cenários reais, terá continuação nesta quinta-feira (4). A atividade começa pela manhã na UFF e termina no período da tarde com visitação ao Centro Educacional 29 de Maio, no Parque Leopoldina. Em situação de calamidade, a unidade é utilizada como um dos abrigos municipais para as famílias atingidas pelas enchentes.