Tico Jardim fez requerimentos a fim de buscar soluções para o trânsito na Região Serrana
Dois requerimentos cobrando ações ao governo do Estado do Rio foram aprovados na sessão desta quarta-feira (26), na Câmara Municipal de Macaé. O autor dos pedidos é o vereador Tico Jardim (Cidadania), que solicitou reparo em dois trechos da RJ 162, na Região Serrana. O primeiro liga o Frade à Tapera, onde a pavimentação encontra-se danificada. O segundo refere-se a ponte entre os distritos de Glicério e do Frade, situada na mesma rodovia estadual.
De acordo com o parlamentar, são inúmeras as crateras na pista que prejudicam o trânsito e oferecem risco à segurança dos usuários da via. Além disso, as más condições da ponte citada também colocam em perigo os que transitam no local. “O governo do Rio tem deixado a desejar nesse aspecto, pois a rodovia é sua responsabilidade e, por esse motivo, o município não pode intervir ali”, explicou.

Tico também informou que a ponte cedeu e, por isso, foi feito um desvio temporário pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ). Mas a situação se prolongou a ponto de o desvio também estar cedendo e ainda não haver solução para o problema. “A população tem nos cobrado uma posição. Os caminhões não conseguem passar pelo trecho, inviabilizando a entrega de material de construção, de móveis, a realização de mudanças e outras necessidades que envolvem veículos de grande porte”.
Qualificação, saúde e inclusão
Na mesma sessão, ainda foram aprovados, entre outras propostas, o Projeto de Lei 276/2025 e o Requerimento 410/2025, ambos da vereadora Dra. Mayara Rezende (Republicanos). A ideia do PL é criar um cadastro de profissionais com deficiência física, sensorial, intelectual ou múltipla no município, a fim de promover a sua inclusão no mercado de trabalho. Já o requerimento solicita ao Executivo a criação de uma escola técnica profissional para ofertar cursos na área de saúde, tais como técnicos em enfermagem, radiologia, necropsia, instrumentação cirúrgica e análises clínicas e laboratoriais.