O Governo do Rio e a União lançaram o Escritório de Combate ao Crime Organizado, coordenado por Victor Cesar Santos e Mário Luiz Sarrubbo, para integrar ações de segurança
Por Diário do Rio / Foto GERJ
O governador Cláudio Castro (PL) anunciou a criação do Escritório de Combate ao Crime Organizado, uma estrutura conjunta entre o Governo do Rio de Janeiro e a União. A proposta é integrar operações, acelerar o fluxo de informações e alinhar estratégias de segurança pública em todo o estado. As informações são do jornal O Globo.
Segundo o anúncio, o grupo será comandado pelo secretário de Segurança Pública do Rio, Victor Cesar Santos, em parceria com o secretário nacional de Segurança Pública, Mário Luiz Sarrubbo. A dupla terá a missão de coordenar forças e eliminar gargalos burocráticos entre as esferas estadual e federal.
“Eliminar barreiras”, afirmou Cláudio Castro, ao explicar a finalidade do novo escritório. A ideia, disse o governador, é facilitar a troca de dados e a tomada de decisão em operações contra o crime organizado
Enquanto as autoridades se reuniam, o Palácio Guanabara ficou cercado por policiais fortemente armados. O reforço ocorreu após um protesto de moradores dos complexos da Penha e do Alemão, no fim da tarde, na Rua Pinheiro Machado, em Laranjeiras, em frente à sede do governo.
A leitura no governo é que a coordenação direta entre Rio e União pode dar mais velocidade às respostas operacionais e jurídicas, com foco em inteligência, bloqueio de ativos e desarticulação de redes criminosas.