Por Assessoria
"Pedagogia do tempo presente: a tradição e a busca por outros horizontes". Este foi o tema do II Seminário Nacional de Pedagogia (SENPED), que reuniu pesquisadores, professores e estudantes, de quarta a sexta-feira (27 a 29/08), no Rio de Janeiro. Projeto realizado pela Associação Raízes em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, o Navegando na Poesia esteve representado tanto na condição de público quanto na de atração, contando com um momento de apresentação das suas práticas educativas com literatura e jogos teatrais.
A comitiva do Navegando na Poesia no II SENPED foi formada pelas coordenadoras pedagógicas Alcimere Siqueira e Tatiany Arêas, além da educadora Fernanda Alves. Logo na mesa de abertura, no Teatro Casa Grande, elas apreciaram relatos dos teóricos Selma Garrido Pimenta, José Carlos Libâneo, Maria Amélia Santoro Franco, Dermeval Saviani e Leonardo Rolim de Lima Severo sobre suas trajetórias, influências e confluências no tempo presente.
— Sem dúvida, foi uma oportunidade muito importante. São teóricos que a gente vem estudando desde a faculdade, em todo o processo, e no evento pudemos conhecer a narrativa das suas atuações — destaca Alcimere Siqueira.

a sexta-feira, Alcimere foi a responsável por ministrar a palestra "Práticas educativas com literaturas e jogos teatrais: A experiência do projeto Navegando na Poesia". O momento ocorreu no auditório do Instituto Benjamin Constant, um dos locais destinados a apresentações de trabalhos.
— A gente apresentou as ações, mas também a pesquisa da metodologia do Navegando na Poesia, o que foi muito importante. Também foi muito interessante conhecer abordagens de outras pesquisas, especialmente o contato com projetos ligados à inclusão — enfatiza.
As demais atividades do II SENPED aconteceram no campus Praia Vermelha da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Voltado a fomentar o debate sobre a constituição identitária da pedagogia, o evento também ofereceu momentos artístico-culturais, como o espetáculo de balé "La Fille Mal Gardeé" ("A Filha Mal Criada"); a apresentação de momentos da ópera "As Bodas de Fígaro" pelo projeto Ópera na UFRJ; um show de integrantes da escola de samba Portela, entre outros.
O projeto — Existente desde 2018, o Navegando na Poesia promove oficinas e eventos literários em 43 escolas públicas, em 11 municípios da Bacia de Campos. Em São Francisco de Itabapoana, a atuação ocorre nas escolas municipais Abelino José de Souza, Aventina Maria Ferreira, Dirceu Dias da Silva, Manoel Azeredo e Professora Dalria Maria Gomes Macedo Gonçalves. Além de São Francisco e Campos, o projeto também está presente em Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Carapebus, Casimiro de Abreu, Quissamã, Macaé, Rio das Ostras e São João da Barra.