Macuco: Oficinas reforçam poder transformador da leitura
Por Administrador
Publicado em 31/08/2025 10:07
Cultura, Turismo, Lazer, Shows e Tv

Encontros uniram formação, criatividade e práticas inovadoras, valorizando a leitura como ferramenta de aprendizado prazeroso

Por Ascom Macuco / Imagem Rodrigo Cuco

O CIEP Municipalizado Honório Peçanha foi palco, no sábado, dia 30, de um encontro especial para os profissionais de educação. A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, em parceria com a Secretaria de Educação de Macuco, promoveu a Oficina ‘Práticas Leitoras e Dinâmicas de Expressão Criadora – Brincando com o Corpo, com a Voz, com a Mente e com as Palavras’, que integra o Programa de Formação de Agentes de Leitura, do projeto Agentes do Saber. Também foi realizada a Oficina ‘Turma da Mônica – 60 Anos Divertindo e Formando Leitores’, reforçando a importância dos clássicos da literatura infantil como porta de entrada para o universo da leitura.

Numa formação que inspira e motiva educadores, voltadas para agentes de leitura, dinamizadores de biblioteca e professores de sala de leitura, as oficinas apresentaram técnicas criativas que transformam o processo de ensinar em experiências mais atrativas e eficazes. Segundo a secretária de Educação, professora Claudia Vogas, os encontros foram fundamentais para criar um espaço de estímulo à leitura e à escrita, com uso de textos, mídias e jogos que despertaram não só o interesse, mas também o desenvolvimento cognitivo e pessoal dos participantes.

Utilizando a leitura como caminho para aprendizado envolvente, o clima de interação foi evidente entre os educadores presentes, que demonstraram entusiasmo e aproveitamento durante as atividades. A expectativa agora é que o conhecimento adquirido se multiplique em sala de aula, garantindo aos alunos de Macuco novas oportunidades de aprendizado envolvente e significativo. As práticas vivenciadas nos encontros representam um importante passo para tornar a leitura ainda mais presente, prazerosa e transformadora no dia a dia escolar.

Fera em sua área, o dinamizador das oficinas tem uma trajetória de excelência. Felipe Lacerda tem ampla experiência acadêmica e prática na formação de leitores. Doutor em Letras – Língua Portuguesa pela UERJ, com pesquisa dedicada à literatura infantojuvenil, acumula mestrado, pós-graduação e graduação na área de Letras, além de uma longa trajetória como professor, dinamizador de salas de leitura e coordenador de projetos educacionais em redes. Atuou em programas nacionais, tem experiência em elaboração de avaliações e correção do Enem, integra o ‘Clube de Leitura da Casa Amarela’ e ainda reúne talentos artísticos como ator, contador de histórias e violonista amador, sempre unindo literatura e arte como caminhos de transformação.

 

Comentários