Rio das Ostras leva projetos escolares para Conferência Nacional pelo Meio Ambiente
Por Administrador
Publicado em 28/08/2025 12:34
Qualidade de Vida e Meio Ambiente

Entre as cidades da delegação fluminense, Município lidera com o maior número de projetos escolhidos

Por Ascom Rio das Ostras
 
Os projetos de três escolas municipais de Rio das Ostras foram selecionados para representar o Rio de Janeiro na etapa nacional da VI Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA). Com a seleção, o Município lidera as cidades do Estado com o maior número de projetos escolhidos para compor a delegação fluminense. Três alunas riostrenses participarão da última fase da Conferência em Brasília, que acontece entre 6 e 10 de outubro.

A seleção ocorreu durante a etapa estadual Conferência, promovida entre a segunda, 25 de agosto, e a quarta-feira, 27, no Centro de Estudos do Sumaré, no Rio de Janeiro. O evento reuniu estudantes, professores e equipes técnicas que tiveram destaque nas fases municipais. Foram três dias de uma programação diversificada para alunos e profissionais, incluindo atividades de aprofundamento sobre educação ambiental e justiça climática.

O Município participou do evento com a apresentação dos projetos desenvolvidos pelas escolas municipais Francisco de Assis Medeiros Rangel, Nilton Balthazar, Padre José Dilson Dórea, Rocha Leão, além da Escola Agrícola Carlos Maurício Franco e do Colégio M. Profª América Abdalla.
 
Na etapa federal, o Município será representado pelas alunas Marina de Souza Mileppe, da escola Nilton Balthazar, Júlia de Souza, do Colégio América Abdalla, e Jaiany Marques Alcântara Dias, da Escola Agrícola Carlos Maurício Franco.

PROTAGONISMO – O bom resultado na Conferência reforça o protagonismo das ações desenvolvidas nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Rio das Ostras.
 
Até a escalada na etapa federal, a Conferência percorreu a mobilização nas escolas municipais com a realização de diversos trabalhos e seleção interna para a etapa municipal. Após, foi realizada a fase de escolha dos projetos para a representação estadual. Os trabalhos tinham como foco a cidadania ambiental a partir da mobilização de estudantes, escolas e moradores para a solução dos desafios ambientais vivenciados pelas comunidades escolares.

“Como exercício de democracia participativa, a Conferência ampliou as possibilidades de adolescentes e jovens colocarem suas habilidades em ação para a melhoria da qualidade de vida. Os eventos possibilitam novas bagagens de conhecimento e vivências para os alunos e isso é muito gratificante”, pontuou a coordenadora pedagógica do Município, Flávia Rangel, responsável pela iniciativa em Rio das Ostras, juntamente com a coordenadora Adriana Leal.

Para a aluna Marina de Souza Mileppe, a Conferência proporcionou momentos de aprendizagem. “Aprendemos muito sobre coletividade, trabalho em equipe e principalmente sobre o meio ambiente. Para Brasília, a expectativa é de que eu aprenda cada vez mais com novas culturas. Desde a etapa da escola até a estadual, aprendi muito e quero seguir aprendendo mais e mais”, contou a estudante.
 
Toda a logística para a participação dos alunos no evento estadual foi custeada pela Administração Municipal. Além dos estudantes, também participaram da Conferência um professor e/ou diretor das seis escolas colaboradoras.

A CNIJMA - A Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente é um processo de mobilização voltado para todas as escolas brasileiras, com turmas do 6º ao 9º ano. O intuito é o desenvolvimento de jornadas pedagógicas por meio de pesquisas e produção de conhecimentos que contribuam nos territórios no enfrentamento das mudanças do clima. Com o estudo e os debates dos temas, há a escolha coletivamente dos projetos e representantes que levarão as ideias consensuadas para as etapas sucessivas.

Com o tema “Vamos Cuidar do Brasil com Educação e Justiça Climática”, a conferência fortalece ações formativas no campo da educação ambiental para que as escolas se constituam como espaços educadores sustentáveis e resilientes.

Realizada pelo Ministério da Educação (MEC), a conferência é promovida em parceria com o órgão gestor da Política Nacional de Educação Ambiental (Pnea) e do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

 
Comentários