Olimpíadas: Jodoca macaense segue colecionando títulos e sonhando com as Olimpíadas de 2028
Por Administrador
Publicado em 25/08/2025 12:54
Esportes

Israel Viana Ferreira é exemplo de dedicação, tendo sido campeão em outras modalidades

Por Secom Macaé /  Imagem Divulgação

Quando começou nas artes marciais, aos cinco anos de idade, Israel Viana Ferreira não imaginava que, em pouco tempo, as aulas de judô que participava para gastar energia e interagir com outras crianças se transformaria em uma paixão pelas artes marciais. Já tem mais de duas décadas que o lutador, nascido e criado em Macaé, representa o município em campeonatos pelo Brasil e em outros países.

Beneficiário do projeto Bolsa Atleta, mantido pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, aos 26 anos, Israel celebra todas as conquistas que o esporte lhe proporcionou.

“Como atleta de Judô, fui campeão Brasileiro, sul americano e cheguei até à Seleção Brasileira, sendo o melhor atleta do Estado do Rio de Janeiro, por quatro vezes. Neste ano, alcancei o ápice da minha carreira sendo vice-campeão Mundial Militar de Judô. Lutei nos Estados Unidos, Alabama, no segundo maior evento esportivo do mundo depois das olimpíadas, e a bandeira de Macaé estava lá, do outro lado do continente”, orgulha-se.

Ainda em 2025, Israel também conquistou vitórias em outras artes marciais, as quais também é faixa preta. “Fui Campeão Mundial de Karatê kyokushin e também vice-campeão mundial de Jiu-Jitsu. Estou me preparando, agora, para fazer mais um ciclo olímpico e buscar a vaga nas olimpíadas e levar nossa cidade até o topo do mundo”, planeja o lutador.

Beneficiário do Bolsa Atleta desde a segunda edição do programa, Israel comemora o auxílio que é um apoio no investimento de sua caminhada no esporte, oferecendo perspectivas, como a garantia do pagamento de inscrições, passagens e o investimento em equipamentos de melhor qualidade.

“Além, claro, da representação da cidade em diversos cenários estaduais, nacionais e até internacionais. Sou grato por tudo que o esporte tem vivido em Macaé. Os atletas, agora, têm não apenas um recurso financeiro mensal, mas também eventos esportivos, academias públicas e um estádio renovado para eventos e disputas”, enumera Israel.

Novas gerações

Assim como ficou marcado em sua trajetória, Israel vai ainda mais além, na hora de incentivar e servir de exemplo para outras crianças. Ele é o responsável pelo Centro de Treinamento que leva o seu nome. No local, são oferecidas aulas de Judô, Jiu-Jitsu, Boxe, Karatê Kyokushin, Esgrima Olímpica, Ninjutsu, Sambo, MMA, Lethwei e Krav Maga. “Trabalho com homens e mulheres dos três aos 70 anos de idade e tenho um trabalho forte com crianças atípicas com TOD, TEA, TOC e alguns outros laudos”, conta o lutador.

O Centro de Treinamento fica à Rua Opala, 75, na Praia Campista.

 O Programa

O Bolsa Atleta contempla 749 praticantes de esportes de diversas modalidades. As bolsas variam de R$ 500 a R$ 1500 e as categorias são: individual - coletiva A, individual - coletiva B, individual - coletiva C e individual - coletiva D.

 

 
Comentários