Aos 93 anos, morre Jaguar, cartunista e fundador do Pasquim
Por Administrador
Publicado em 24/08/2025 16:00
Geral

A informação foi confirmada por familiares à TV Globo. 

Com Informações do G1

O cartunista Jaguar, registrado Sérgio de Magalhães Gomes Jaguaribe, morreu neste domingo (24), no Rio de Janeiro, aos 93 anos. A informação foi confirmada por familiares à TV Globo. Ele estava internado no Hospital Copa D’Or, em Copacabana, com quadro de pneumonia. As informações são do G1.

Figura central do humor gráfico brasileiro, Jaguar foi um dos fundadores do jornal O Pasquim, em 1969, publicação satírica que se tornou símbolo da resistência cultural durante a ditadura militar.

Sua carreira começou cedo: em 1952, aos 20 anos, desenhava para a revista Manchete. Na TV Globo, criou as animações das famosas vinhetas do Plim Plim, que marcaram gerações.

Além do Pasquim, Jaguar colaborou com publicações como Senhor, Civilização Brasileira, Pif-Paf e Tribuna da Imprensa, trabalhando ao lado de nomes como Ziraldo, Millôr Fernandes e Henfil.

Autor de livros como “Átila, você é Bárbaro” e “Ipanema, se não me falha a memória”, Jaguar deixou sua marca na literatura, no humor e no jornalismo cultural do país.

Ainda não há informações sobre velório e sepultamento.

 

 

Comentários