Profissionais com graduação podem ser inscrever até 27 de agosto. Há reserva de vagas para candidatos que se autodeclararem negros, indígenas ou pessoas com deficiência.
Por Vitor Carletti / Ascom Campus Campos Centro / Arte Raphaella Cordeiro/ Programação visual
O Mestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologias (MPET), curso de pós-graduação gratuito que acontece no Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Campos Centro, abriu período de inscrições para a seleção de candidatos interessados em concorrer às 16 vagas da turma de 2026.
O programa de pós-graduação tem duas linhas de pesquisa: Processos de aprendizagem e Formação docente e recursos tecnológicos. O candidato deverá adequar o seu o pré-projeto a uma delas.
Profissionais com graduação em cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) podem se inscrever até 27 de agosto pelo site de inscrições do IFF mediante o cadastro na plataforma.
Aqueles que já possuem o cadastro deverão informar os dados de acesso e optar, na área de Processos Abertos, pela participação no processo seletivo do MPET.

Depois de se inscrever, o candidato deverá emitir uma Guia de Recolhimento da União (GRU) e pagar, até 10 de setembro, a taxa de inscrição de R$ 75 em qualquer agência do Banco do Brasil para confirmar a participação na seleção.
Quem necessitar de atendimento especializado para fazer a prova de conhecimentos específicos deverá informar no ato da inscrição e enviar a documentação para o e-mail mpet.selecoes@iff.edu.br . O edital completo da seleção está disponível AQUI.
A seleção do MPET terá três etapas: prova de conhecimentos específicos, que acontecerá em 28 de setembro, análise de documentação e currículo e, por último, a entrevista com a banca. Todas as informações referentes podem ser acessadas pelo Portal Seleções do IFF. O início das aulas será em 4 de março de 2026.
A coordenadora do MPET, Ingrid Rangel, disse que o curso já formou cerca de 70 mestres, desde o início do curso em 2017.
“As pesquisas desenvolvidas no MPET partem de problemáticas de espaços educativos da nossa região. Nossos produtos educacionais são aplicados em situações reais de ensino, repercutindo no cotidiano de diversos educadores e educandos.
Os resultados e as vivências resultantes das pesquisas e dos Produtos são publicados com acesso gratuito, fomentando novas reflexões e novas práticas pedagógicas em plurais contextos”, detalha.
Reserva de vagas— Das 16 vagas oferecidas na seleção do MPET para turma de 2026, até cinco estão reservadas a candidatos que se autodeclararem negros (pretos ou pardos), indígenas ou pessoas com deficiência. A declaração de raça, cor e etnia deverá obedecer aos critérios do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Os que se declararem indígenas terão de enviar para o emil mpet.selecoes@iff.edu.br o Registro de Nascimento e Óbitos de pessoa indígena (RANI) ou declaração de pertencimento emitida por liderança reconhecida pela Fundação Nacional de Povos Indígenas (Funai).
Os candidatos que informarem que possuem algum tipo de deficiência deverão providenciar laudo médico que ateste a espécie, o grau ou nível de acordo com a Classificação Internacional de Doenças (CID)