Jogo marcou recorde de Fabio em presença em jogos oficiais
Com Informações de O Dia / Foto Marcello Gonlçalve (FFC)
O Fluminense contou com o brilho de Kevin Serna para vencer o Fortaleza por 2 a 1 no Maracanã, neste sábado (16), pela 20ª rodada do Brasileirão. O atacante foi o responsável por servir Germán Cano, que abriu o placar no primeiro tempo. O Leão do Pici chegou a marcar depois, mas o VAR pegou toque de mão no lance. Já na etapa complementar, o camisa 90 apareceu novamente, desta vez para dar a assistência para o gol de Canobbio. O Leão do Pici não jogou a toalha e descontou com Breno Lopes. Apesar disso, o Flu segurou o resultado.
Além da vitória, o dia foi especial para Fábio. Ao entrar em campo, o goleiro igualou o recorde mundial de jogos oficiais disputados, do inglês Peter Shilton. Ele soma 1.390 partidas na carreira
Agora, o Flu vira a chave para a Sul-Americana. O Tricolor volta a campo nesta terça-feira (19) para enfrentar o América de Cali, às 21h30, no Maracanã. A partida é válida pelo jogo da volta das oitavas de final. Na ida, a equipe de Renato Gaúcho venceu os colombianos por 2 a 1.
O jogo
Os dois times conseguiram encontrar espaços para atacar nos primeiros minutos de partida. No entanto, foi o Fluminense que levou a melhor nesse cenário.

Aos nove minutos, Samuel Xavier descolou bom lançamento para Kevin Serna, que avançou pelo lado direito e invadiu a área. Ele tentou o cruzamento para trás, e a bola bateu na defesa. Mesmo assim, ficou com o rebote e, na segunda tentativa, serviu Germán Cano, que finalizou para balançar as redes.
O gol cedo, porém, não fez o Tricolor Carioca deslanchar na partida. O Leão do Pici conseguia incomodar o Fluminense e teve pelo menos duas chances claras para empatar. Na primeira, Herrera apareceu para cabecear dentro da pequena área, mas mandou por cima do gol. Pouco depois, Kervin Andrade balançou as redes, mas o VAR pegou toque de mão do jogador.
O Flu produziu muito pouco na primeira etapa, mas "quase" teve um pênalti a seu favor nos minutos finais. Canobbio fez boa jogada pelo lado direito e Martinelli, que caiu na área. O árbitro assinalou a penalidade, mas confirmou que não houve infração após revisar o lance no monitor do VAR e mudou a decisão. O volante ainda recebeu um cartão amarelo.
No segundo tempo, o Fortaleza voltou melhor. Logo no primeiro lance, Yago Pikachu soltou uma bomba de fora da área e obrigou Fábio a trabalhar. O técnico Renato Paiva também promoveu a entrada de Prior, que foi importante para o crescimento dos visitantes.
O Leão do Pici se impôs, mas não conseguia o gol. Melhor para o Fluminense, que contou novamente com a qualidade de Serna para chegar ao segundo gol. Aos 18 minutos, o colombiano disparou pelo lado esquerdo e fez o cruzamento para Canobbio, que mandou a bola para o fundo das redes.
O Fluminense tinha uma boa vantagem no placar e uma torcida que explodiu no Maracanã após o segundo gol. O cenário, claro, era favorável, mas o Leão do Pici não jogou a toalha e descontou. Aos 28, Prior descolou ótima enfiada para Allanzinho, que invadiu a área e serviu Breno Lopes, que completou para o gol sem goleiro.
O Fortaleza tentou buscar o empate, mas o Fluminense conseguiu segurar o resultado e saiu do Maracanã com os três pontos.
Ficha Técnica
Fluminense 2 x 1 Fortaleza
Data e hora: 16/08/2025, às 16h
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (RS)
Cartões amarelos: Martinelli e Bernal (FLU) / Kervin Andrade, Brítez, Breno Lopes e Lucero (FOR)
Cartões vermelhos: -
Gols: Germán Cano (1-0) (09'/1ºT) / Canobbio (2-0) (18'/2ºT) / Breno Lopes (2-1) (28'/2ºT)
Fluminense: Fábio; Samuel Xavier, Manoel, Davi Schuindt e Renê; Martinelli (Hércules), Bernal e Paulo Henrique Ganso (Lima); Kevin Serna, Keno (Canobbio) e Germán Cano (Everaldo).Técnico: Renato Gaúcho
Fortaleza: Helton Leite; Tinga, Brítez, Gastón Ávila e Weverson; Lucas Sasha, Matheus Rossetto, Kervin Andrade (Prior) e Yago Pikachu (Allanzinho); Herrera (Breno Lopes) e Lucero (Deyverson). Técnico: Renato Paiva