Em Italva, prefeitos do Cidennf debatem derrubada do veto de Lula ao PL do Semiárido
Por Administrador
Publicado em 15/08/2025 20:41
Geral

Encontro reuniu representantes dos 22 municípios do Consórcio

 

Com Informações do Painel NF

Reunião realizada nesta sexta-feira, 15, em Italva, na sede da Emater-RJ, discutiu estratégias para reverter o veto presidencial ao Projeto de Lei que reconhece municípios do Norte e Noroeste Fluminense como parte do semiárido brasileiro. O encontro foi promovido pelo Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento dos Municípios do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf) e contou com prefeitos, vice-prefeitos, agricultores, produtores rurais, parlamentares e lideranças regionais.

 

Participaram, entre outras autoridades, o senador Carlos Portinho, a deputada federal Daniela do Waguinho, o deputado federal Murilo Gouveia, o deputado estadual Vitor Júnior, o secretário estadual de Desenvolvimento do Interior, Jair Bittencourt, e o secretário especial de Assuntos Parlamentares da Presidência da República, André Ceciliano. A prefeita de São João da Barra, Carla Caputi, foi representada pelo chefe de gabinete, Rodrigo Florencio.

 

 

 

A proposta de inclusão da região no semiárido é respaldada por estudos técnicos que comprovam que clima, solo e regime de chuvas atendem aos critérios para essa classificação. O PL permitiria acesso ao Garantia-Safra, créditos agrícolas diferenciados e à criação de um fundo anual de R$ 22 milhões para investimentos em infraestrutura e desenvolvimento sustentável.

 

Segundo Ceciliano, o governo federal tem compromisso em buscar soluções para apoiar os municípios e ampliar programas de financiamento, avaliando alternativas para a modificação da classificação climática.

 

Rodrigo Florencio reforçou a necessidade de união entre governos e entidades. “Assim como destacou o secretário Ceciliano, é fundamental mantermos o diálogo federativo e buscarmos caminhos viáveis para garantir recursos e políticas públicas que atendam às necessidades da nossa região”, afirmou.

  

 

Ao final, os prefeitos assinaram manifesto em apoio ao PL e definiram mobilização em Brasília para tentar derrubar o veto.

 

 

 

Comentários