IFF e Prefeitura de SJB entregam 77 certificados a formandos de NRs 29, 35 e 37
Por Administrador
Publicado em 15/08/2025 14:25
Empregos, Estágios, Cursos e Concursos

Curso no IFF tem apoio da Prefeitura de SJB com palestra e caminhada

Por Secom SJB

Formandos dos cursos de Petróleo e Gás e de Transporte Aquaviário do Instituto Federal Fluminense (IFF) – Campus São João da Barra – receberam, nesta quinta-feira, 14, certificados de qualificação nas Normas Regulamentadoras NR 29, NR 35 e NR 37 após a conclusão de capacitações ofertadas em parceria com a Prefeitura.

 

A cerimônia, realizada no auditório do IFF, contou com a presença do superintendente Alexandre Magno, representando o gabinete da prefeita Carla Caputi, além de integrantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico e do IFF, responsáveis pela iniciativa.

 

A qualificação teve como objetivo ampliar a empregabilidade e preparar os alunos para atender às exigências de segurança no trabalho nos setores portuário, offshore e de operações marítimas.

 

Além dos certificados, todos os 77 formandos tiveram seus currículos cadastrados no Sistema Automatizado de Gestão da Empregabilidade (SAGE) e receberam um curso de Oficina de Empregabilidade.

 

Segundo a coordenação, a certificação nessas normas é um diferencial para o mercado, especialmente na região do Porto do Açu e do polo de economia do mar.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Alexandre Rosa reforçou: “Investir na qualificação profissional é investir no futuro da nossa cidade”.

 

Curso no IFF tem apoio da Prefeitura de SJB com palestra e caminhada

A Secretaria de Turismo e Lazer de São João da Barra, apostando na riqueza do ecossistema e outros potenciais locais para atrair visitantes, apoia o Curso de Formação de Condutores de Atrativos Naturais em Unidades de Conservação, que é realizado por meio de uma parceria do Instituto Federal Fluminense (IFF) — Campus São João da Barra — e a Reserva Caruara.

 

 

 

No dia 12 de agosto, foi ministrada uma palestra pelo historiador, guia de turismo e técnico da Secretaria de Turismo e Lazer, André Pinto, no auditório do IFF. A apresentação abordou a história sanjoanense sob a ótica do turismo, destacando os principais marcos que contribuíram para o desenvolvimento econômico e social da cidade ao longo dos períodos colonial, imperial e republicano.

 

O secretário de Turismo e Lazer, Flávio Raposo, fala da oportunidade. “A parceria é uma forma de unirmos forças em prol do turismo regional e mostrar aos estudantes o quanto o nosso município é rico em unidades de conservação, atrativos da natureza, históricos, culturais e até científicos”.

 

Nesta quinta-feira, 14, os estudantes participaram de uma caminhada pelo centro histórico, conhecendo de perto a arquitetura e os prédios seculares que compõem o patrimônio cultural sanjoanense, como a Igreja Matriz de São João Batista, o Museu Sacro Iconográfico - criação da Venerável Irmandade de São João Batista, a Casa de Cultura João Oscar do Amaral Pinto (Antiga Casa de Câmara e Cadeia Pública), o Centro Cultural Narciza Amália, o Palácio Cultural Carlos Martins, o Cine Teatro São João, as ruínas do Trapiche, a Indústria Thoquino e o Cais do Imperador.

 

A programação segue com diversas atividades de campo. Já no dia 15 de agosto, sexta-feira, a programação acontece na Reserva Caruara, em Iquipari, onde será realizada uma palestra sobre o Geoparque Costões e Lagunas do Estado do Rio de Janeiro. O tema será abordado por membros da Câmara Técnica de Comunicação e Turismo do geoparque, com foco na relevância geológica e ambiental de São João da Barra.

 

No dia 22 de agosto, os estudantes vão participar de um tour científico à Lagoa Salgada, patrimônio geopaleontológico mundial, localizado entre os municípios de São João da Barra e Campos dos Goytacazes. A atividade será conduzida por técnicos da Secretaria de Turismo e acontecerá dentro das Unidades de Conservação: Área de Proteção Ambiental Municipal da Lagoa Salgada e Parque Estadual da Lagoa do Açu.

 

O estudante João Gabriel Soffiati também compartilhou sua experiência: “Cada atividade tem sido uma descoberta. Ver de perto os lugares que estudamos, ouvir os especialistas e caminhar por espaços tão significativos para a história e a natureza da nossa região é inspirador. Isso nos prepara para atuar com responsabilidade e conhecimento no turismo sustentável”.

 

 

Comentários