Adversários jogam no meio de semana pela Copa do Brasil
Com Informações de O Dia / Foto Vitor Silva (BFR)
Em clássico disputado e intenso, Flamengo e Botafogo empataram sem gols neste domingo (18), no Maracanã, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro. O time de Filipe Luís teve maior domínio durante os primeiros 45 minutos, mas viu o Glorioso equilibrar o confronto. A melhor chance, inclusive, foi da equipe de Renato Paiva: Marlon Freitas bateu da entrada da área para grande defesa de Rossi, durante a etapa final.
Com o resultado, o Rubro-Negro chegou aos 18 pontos e ficou na vice-liderança na tabela - quatro atrás do Palmeiras, primeiro colocado. Já o Alvinegro soma 12, em nono lugar.
Com o empate, Flamengo e Botafogo viram o Palmeiras abrir 4 pontos na liderança, após vitória sobre o Bragantino, por 2 a 1. Agora, os dois cariocas viram a chave para o jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil. O Flamengo entra em campo contra o Botafogo-PB na quarta-feira (21), às 21h30 (de Brasília), no Maracanã e tem a vantagem do empate para avançar de fase. Já o Botafogo enfrenta o Capital-DF, na quinta (22), no mesmo horário, no Mané Garrincha e pode perder por até três gols de diferença para disputar as oitavas de final.
O jogo
Os primeiros minutos do clássico foram de domínio total do Flamengo. O time de Filipe Luís teve a posse, trocou passes e impediu o Botafogo de jogar. Porém não assustou, baixou a intensidade e o viu Glorioso melhorar na partida. Mesmo assim, John foi quem trabalhou antes. Jair tentou mandar para frente, errou e a bola sobrou para Luiz Araújo, que bateu para defesa do goleiro.
Na sequência, a resposta veio: Cuiabano recebeu na área e chutou bonito de trivela, raspando a trave de Rossi. Então, a equipe de Renato Paiva passou a tentar sair jogando desde a defesa, sem ligações diretas, e equilibrou o confronto.
Cebolinha teve boa oportunidade. O atacante foi acionado pela esquerda e fez jogada característica: puxou para dentro e finalizou, mas foi bloqueado no momento certo por David Ricardo. Pouco depois, também dentro da área, o zagueiro travou um chute de Pedro. Do outro lado, Alex Telles cruzou para Igor Jesus que, nas costas de Léo Pereira, cabeceou por cima.
O Flamengo buscou mais o jogo nos 45 minutos iniciais, mas parou na marcação adversária - bem postada - e nos próprios erros. Enquanto isso, o Botafogo apostou mais nos contra-ataques e, quando conseguiu, na saída trabalhada. O Alvinegro até chegou, mas não obrigou o arqueiro rubro-negro a trabalhar.
A segunda etapa começou morna. O Fla esteve mais na frente, mas nada além disso. Para tentar melhorar o desempenho do time, Filipe Luís mexeu: Matheus Gonçalves e Juninho entraram nas vagas de Bruno Henrique e Pedro, respectivamente. Em seguida, o comandante precisou fazer mais uma substituição. De la Cruz caiu no gramado e pediu para sair - Danilo entrou.
arlon Freitas teve a melhor chance do Glorioso no Maracanã. O volante foi acionado por Cuiabano na entrada da área e bateu firme, de primeira, para grande defesa de Rossi. Então, Renato Paiva fez uma alteração: Nathan Fernandes em Rwan Cruz. Depois, David Ricardo sentiu um problema na coxa esquerda e deu lugar para Marçal.
Michael e Varela ainda foram acionados na reta final (Cebolinha e Léo Ortiz saíram). Mateo Ponte, Danilo Barbosa e Santi Rodríguez também (nas vagas de Vitinho, Marlon Freitas e Allan). Mas nada feito. As equipes caíram de produção ao longo do segundo tempo e não conseguiram tirar o zero do placar.
Ficha Técnica
Flamengo 0x0 Botafogo
Data e hora: 18/5/2025, às 18h30
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (RJ)
Gols: -
Cartões amarelos: Wesley (FLA); Vitinho, Allan, Cuiabano, Marlon Freitas e Marçal (BOT).
Cartões vermelhos: -
Flamengo: Rossi; Wesley, Léo Ortiz (Varela), Léo Pereira e Alex Sandro; Evertton Araújo e De la Cruz; Luiz Araújo, Cebolinha (Michael), Bruno Henrique (Matheus Gonçalves) e Pedro (Juninh). Técnico: Filipe Luís)
Botafogo: John; Vitinho (Mateo Ponte), Jair, David Ricardo (Marçal) e Alex Telles; Gregore, Marlon Freitas (Danilo Barbosa) e Allan (Santi Rodríguez); Cuiabano, Rwan Cruz (Nathan Fernandes) e Igor JesusTécnico: Renato Paiva)