Por Arnaldo Garcia
O Estádio Ary de Oliveira e Souza está vetado para a estreia do Americano, em casa, no Estadual B1. A decisão partiu da Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) após vistoria realizada nesta terça-feira (13). O veto foi baseado na ausência de cabines laterais que abrigam câmeras de tevê, que, por sua vez, é um instrumento para a atuação do VAR. Em relação ao gramado, o responsável pela engenharia da entidade, Jorge Cardoso, reconheceu que há um trabalho de recuperação e que não valia a pena proceder a vistoria, o que será feito numa próxima oportunidade.
A transmissão de televisão é uma importante aliada do VAR e, para tanto, há a necessidade de dotar o estádio para receber todo o aparato. Entre as exigências, estão a construção das cabines na direção das duas grandes áreas, e uma delas será próxima ao poste da “casa de força”, com aproximadamente 8 metros de altura. A outra, na mesma altura, na arquibancada que leva o nome do ator Tonico Pereira. Uma outra exigência, obrigatória para todos os estádios, é a colocação de pára-raios nas torres de iluminação.
Surpresa
O veto ao estádio pegou de surpresa a direção do Americano, que gostaria de jogar num campo mais espaçoso, de acordo com o planejamento de jogo da comissão técnica, comandada pelo professor Hermes Júnior. Ainda não há nenhuma informação em relação a esses novos investimentos, se serão assumidos pelo clube alvinegro ou pelo proprietário da praça, que embora suspenso com cinco mandos de campo, pode iniciar gestões para reverter esse quadro, e em relação aos pára-raios nada muda em se tratando de diferentes divisões.
Com o veto, o Americano volta à casa antiga e enfrentará o Araruama no Estádio Antônio Ferreira de Medeiros, em Cardoso Moreira. Entretanto, não está afastada a possibilidade de atuar em futuras rodadas no Arizão, desde que as exigências sejam cumpridas.
Ferreirão legal
O Estádio Antônio Ferreira de Medeiros, apesar de ainda não constar no site da Ferj como legalizado, abrigará os jogos do Juventus, de Macaé, cuja estreia acontece no dia 25 de maio diante do Mesquita, pela Série C. Agora, receberá também o Americano, que enfrenta o Araruama, pela segunda rodada do Estadual Série A2, no dia 21. A liberação para receber os jogos está prevista para sair até sexta-feira (16), o que não causaria nenhum impacto junto ao clube alvinegro, que joga a primeira rodada contra o São Gonçalo, em Los Lários, no próximo sábado.
A vistoria do Corpo de Bombeiros foi protocolada no dia 11 de abril e o Laudo de Prevenção e Combate a Incêndio (LPCI) deverá ser liberado até sexta-feira, dando assim plenas condições ao estádio. Nesta mesma data, a comissão vistoriadora da Ferj estará em Cardoso Moreira, e algumas providências já estão sendo tomadas, para que nova surpresa não aconteça. Um possível veto ao estádio do antigo 14º distrito de Campos levaria o Alvinegro a enfrentar o Araruama um pouco mais distante do seu torcedor.