Atendimento, das 9h às 15h, acontece nas unidades de ESF do município
Por Secom SJB
São João da Barra realiza no sábado, 10, o Dia D da campanha de vacinação contra a gripe. O atendimento, das 9h às 15h, acontece em todo o município, nas seguintes unidades de ESF: Açu, Atafona, Barcelos, Cajueiro, Campo de Areia, Grussaí (Centro), Grussaí (Lagoa), Mato Escuro, Carrapicho, Palacete e Sede. Para se vacinar a pessoa deve portar documento de identificação e documento que comprove a condição de grupo prioritário; menores de idade devem estar acompanhados dos responsáveis.
Estão aptas a receber a dose todas as pessoas que fazem parte do público-alvo. São elas, idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias pós-parto ou aborto), trabalhadores da saúde, das forças de segurança e salvamento, forças armadas, correios, transporte coletivo rodoviário, portuários e do sistema prisional, professores, caminhoneiros, pessoas com deficiência permanente, indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua e população privada de liberdade.
Pessoas com comorbidades também estão incluídas. Nesse caso, devem buscar a vacinação portadores de diabetes, hipertensão, imunossupressão, obesidade grau 3, transplantados, portadores de trissomia, asma, DPOC, bronquiectasia, fibrose cística, doença intersticial do pulmão, displasia pulmonar, hipertensão pulmonar, doença pulmonar crônica da prematuridade, doença cardíaca crônica, doença renal crônica, doença hepática crônica, doença neurológica crônica.
Crianças, gestantes e idosos são as pessoas mais suscetíveis às complicações pela doença. A estimativa da Secretaria Municipal de Saúde é que existam em São João da Barra 10.910 pessoas incluídas nesses grupos. “Até o dia 28 de abril foram aplicadas 1.058 doses, o equivalente a 9,84% de cobertura, abaixo do esperado. Por isso, incentivamos esse público e todas as pessoas que estão no grupo prioritário que procurem a unidade de saúde mais próxima para receber a dose. Além do Dia D, o atendimento acontece de segunda a sexta-feira nas unidades de ESF”, ressalta o coordenador de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Paulo César Rios.
A influenza é uma doença causada por um vírus que afeta o sistema respiratório e pode causar complicações graves no organismo e levar à morte. Os sintomas incluem febre alta, tosse, dores no corpo e dificuldade para respirar. O que é bem diferente do resfriado comum, em que a pessoa geralmente apresenta sintomas brandos, como coriza, dor de cabeça e febre baixa.