Governo do estado lança projeto para capacitar jovens em empreendedorismo e inovação
Por Administrador
Publicado em 06/05/2025 11:45
Economia, Negócios e Desenvolvimento

Iniciativa da Secretaria de Trabalho e Renda vai qualificar 1.400 estudantes da rede pública, na Baixada Fluminense, para tentar reduzir o desemprego juvenil

Por Governo do Estado / Divulgação 

 

O Governo do Estado, através da Secretaria de Trabalho e Renda lançou, nesta segunda-feira (05/05), o projeto Empreenda.Já para a capacitação de 1.400 jovens entre 15 e 18 anos, matriculados na rede pública de ensino da Baixada Fluminense. A iniciativa tem como objetivo fomentar o empreendedorismo, a inovação e a transformação digital, preparando os participantes para criar e gerir negócios sustentáveis, além de impulsionar o desenvolvimento econômico local.

 – Capacitar nossos jovens é garantir um futuro inovador e próspero para o Rio de Janeiro. Com o projeto Empreenda.Já, estamos oferecendo muito mais do que conhecimento técnico: estamos despertando o espírito empreendedor, incentivando a criatividade e fortalecendo o protagonismo da juventude fluminense.  Essa iniciativa é um exemplo de como políticas públicas bem estruturadas podem transformar realidades e abrir portas para novas oportunidades, permitindo que mais jovens possam contribuir ativamente para o desenvolvimento do nosso estado – afirma o governador Cláudio Castro.

 Com a parceria da Secretaria de Estado de Educação, a Secretaria de Trabalho e Renda oferecerá um curso estruturado em 10 encontros presenciais, totalizando 20 horas de atividades práticas, para cerca de 40 turmas. As aulas serão ministradas em escolas públicas, sem interferir no horário regular dos estudantes. A metodologia combina Aprendizado Baseado em Projetos (PBL) e uso de tecnologias digitais para garantir um ensino personalizado e eficaz.

 Além da qualificação técnica, o projeto vai gerar produtos como um e-book didático, um vídeo institucional documentando o impacto das atividades, e um relatório final com análises dos resultados. Os alunos serão avaliados por frequência (mínimo de 75%) e desempenho (nota mínima de 70%), e apresentarão projetos finais desenvolvidos durante o curso.

 Durante o lançamento do projeto, o secretário de Trabalho e Renda, Felipinho Ravis, ressaltou que a iniciativa vem ao encontro dos objetivos de sua gestão.

 – A Setrab está dando um passo fundamental para reduzir o desemprego juvenil e estimular a economia criativa no estado. Ao capacitar jovens para empreender com inovação e tecnologia, estamos construindo um futuro mais próspero e inclusivo – declarou Ravis.

Comentários