Por Secom Macaé
Mais uma conquista positiva na região serrana: o Colégio Municipal Sana teve o projeto de Leitura aprovado pela empresa francesa Altrad, que no Brasil atua em parceria com a Sparrows/BSM Engenharia. A unidade concorreu com iniciativas de vários países e se destacou com o projeto que vai atender cerca de 300 alunos.
A premiação foi anunciada recentemente, durante a comemoração de 40 anos da empresa. Por ser selecionado, o Colégio Municipal Sana receberá o investimento de cerca de 15 mil euros (aproximadamente R$ 100 mil). O Colégio Municipal Sana conta com 350 alunos e o reconhecimento está sendo motivo de comemoração de estudantes, profissionais da unidade e familiares dos alunos. A previsão é que as atividades de leitura sejam iniciadas no mês de junho.
De acordo com o diretor, Sol Grey Tavares, o projeto foi desenvolvido nos anos letivos de 2023 e 2024, nas turmas dos anos finais. "O projeto será replicado para a escola inteira. O prêmio consiste em possibilitar a compra de material e equipamentos necessários para a implementação. Esse valor de 15 mil euros será justamente para subsidiar a compra desse material e a contratação de dois jovens, que vão atuar como aprendizes, sendo tomadores de leitura, porque semanalmente todos os alunos da escola terão que ler. E com isso, essa leitura irá acontecer", ressalta.
A data da cerimônia de entrega do prêmio ainda está sendo definida. Sol Grey Tavares lembra que o Colégio Municipal Sana é uma escola de tempo integral. "Com organização pedagógica e do tempo dos professores, a unidade que prioriza a qualidade do trabalho é completamente diferente", finalizou.
Em um espaço escolar, a leitura tem o propósito de motivar os alunos nesse processo, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e participativos, que adquiram competência para opinar e expressar suas ideias, obtendo melhor interação na sociedade.