Campos: Reunião alinha planos de contingência de desastres dos municípios da região
Saúde
Publicado em 11/02/2025

O encontro aconteceu na sala do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de Campos (CIEVS/Campos), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde

Por Kelly Maria / Foto Divulgação 

Foi realizada, nesta segunda-feira (10), na sala do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de Campos (CIEVS/Campos), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), uma reunião com o grupo do Centro de Inteligência em Saúde (CIS), da Secretaria de Estado de Saúde (SES), sobre a preparação e resposta aos desastres e eventos climáticos do setor da saúde no Norte Fluminense.

O encontro, que contou com representantes do programa de Vigilância em Saúde Ambiental dos Riscos Associados aos Desastres Naturais (Vigidesastres), vinculado ao CIEVS/RJ, também teve como objetivo alinhar os planos de contingência de desastres dos municípios da região.

A responsável técnica pelo CIEVS/Campos, a infectologista Andréya Moreira, falou que o CIEVS, em colaboração com a Defesa Civil e a Secretaria de Saúde, busca quantificar as necessidades de assistência durante desastres, como feridos, óbitos, desalojados, desabrigados e desaparecidos. 

“Existe um alinhamento e a necessidade de gerar dados essenciais para o controle das situações de emergência, tanto do município quanto do Estado, em relação a catástrofes e aos eventos que ocorrem na região”, informou.

Andréya também destacou o Monitora Rio, um site que acompanha doenças infecciosas no Rio de Janeiro, fornecendo dados sobre casos, mortalidade e notificações. “Existem várias doenças e, a partir desse Monitora, conseguimos, em todos os municípios, estar bem ativo em relação aos números de casos, à mortalidade, idade, entre outras situações, que está muito integrado às notificações compulsórias dessas doenças”, explicou.

Também participaram do encontro Cristina Freire e Aline Almeida, do programa Vigidesastres, além de representantes dos municípios de Macaé; Quissamã; São João da Barra; São Francisco de Itabapoana; São Fidélis, Carapebus e Cardoso Moreira

 

Comentários