A Secretária Municipal Adjunta de Qualificação Profissional, Rebeca Madureira, destacou a importância estratégica do programa e anunciou novos editais:
"Este é o primeiro edital de 2025, disponibilizando 960 vagas, mas ao longo dos próximos meses serão oferecidas ao todo 3.500 vagas de capacitação. Essa é uma oportunidade concreta para preparar nossos trabalhadores para o mercado. Importante estar atento à relação de documentos e levar tanto as originais quanto as cópias no momento da inscrição. Nosso compromisso é garantir capacitação de qualidade às pessoas que precisam de oportunidade", afirma a secretária.
Para participar do processo de inscrição, o candidato deve possuir renda per capita bruta mensal de até 1,5 salários-mínimos, ter Ensino Fundamental completo, ser maior de 18 anos de idade, além de apresentar Certificado de qualificação ou experiência comprovada na área offshore.
As matrículas serão realizadas por ordem de chegada, sendo necessária a apresentação dos seguintes documentos (originais e cópias):
• Carteira de Identidade com foto, ou outro documento de identificação com foto (carteira de trabalho ou CNH), com data de validade atualizada;
• CPF do próprio candidato;
• Comprovante de residência em Macaé (caso o candidato não possua comprovante de residência em seu nome, poderá apresentar uma declaração assinada pelo titular do comprovante);
• Comprovante de escolaridade;
• Certificado de qualificação ou experiência comprovada na área offshore;
• Autodeclaração de Baixa Renda que será feita no local da inscrição.
A certificação em T-HUET é exigida pelas empresas que realizam operações offshore. Durante o treinamento, os alunos aprendem práticas de como escapar de um helicóptero submerso em água. As aulas são presenciais e a primeira turma tem início previsto para o dia 20 de janeiro.
Todos os critérios para participação e o cronograma completo podem ser conferidos no edital disponível no portal oficial da prefeitura: macae.rj.gov.br.