Felipe Melo e Boston City selaram acordo e Alvinegro tem nova dinâmica no futebol
Por Arnaldo Garcia / Foto Divulgação (CD-AFC)
Uma verdadeira engenharia e trancada a sete chaves. Essa é a realidade do processo de negociação da SAF (Sociedade Anônima do Futebol) do Americano. Foram mais de 60 dias com reuniões frequentes e o compromisso dos conselheiros com os representantes das partes interessadas em não deixar vazar qualquer tipo de informação. O capítulo final desse complexo processo aconteceu na noite desta segunda-feira (16), prazo final para a entrega das propostas. Com isso o grupo empresarial do atleta do Fluminense Felipe Melo e o Boston City são os gestores da SAF alvinegra.
Do processo inicial participava o atleta Felipe Melo, que inclusive anunciou no Rio de Janeiro o seu interesse em ter o futebol do clube e, posteriormente, o Grupo Boston City também apresentou uma proposta para assumir. No meio do caminho, os representantes da instituição norte americana procuraram o atleta e iniciou-se uma série de conversas no sentido de ser formar um consórcio e, a partir daí apresentar uma única proposta. Os interesses foram se afinando e, finalmente, acordou-se uma proposta que foi apresentada. Enquanto isso, o Conselho Deliberativo estava na expectativa de mais algumas ofertas, como, por exemplo, a ser anunciada pelo presidente Tolentino Reis que também buscava parceiros para a empreitada.
Com o fim do prazo nesta segunda-feira, a única movimentação de que se tem notícia é a do interesse do Sr. Jaime Almeida, empresário colaborador da gestão Luciano Viana, que recebeu, após solicitar, uma cópia do Edital lançado a 20 dias pelo Deliberativo, responsável por todas as tratativas sobre a matéria. Inclusive, ao que este Portal apurou, esclareceu aos novos gestores do futebol alvinegro pontos complexos no documento editado. Aliás, a procura única do consórcio Felipe Melo/Boston City indicava a cada semana de que ele seria o vencedor do certame. Mas, mesmo assim, eram aguardadas outras propostas, principalmente indicada pelo atual mandatário do conselho gestor.
Os conselheiros aprovaram a proposta por unanimidade
Entrevista
Mas, embora o prazo tenha se inspirado nesta segunda-feira, o presidente alvinegro teria convocado a imprensa para entrevista entre quinta e sexta-feira. Segundo quem recebeu o convite por uma assessora, ele falaria sobre novos dirigentes, de vez que o clube hoje somente tem presidente e vice geral; sobre SAF; e, ainda, sobre a inauguração do estádio, que, aliás, ele gostaria de anunciar para daqui a 8 dias, mas, ao que tudo indica foi enganado ou se equivocou.
Posse
Ainda não há nada definido em relação à posse do grupo gestor do futebol. O que se sabe é que algumas reuniões internas acontecerão, entre os conselhos gestor e diretor, tramitação de documentos e demais ações de praxe para a transferência do comando. Como é algo novo para o clube, a tendência é que haja uma consultoria trazida pelo próprio grupo gestor, a partir de agora, para que se auxilie na celeridade do processo. Afinal, “se comprou tem que levar”.
Decisão
Na despedida de um modelo ultrapassado, que muitos esperavam o fim com a chegada no início do ano de Tolentino Xavier, o futebol feminino poderá ser campeão domingo (22), em Resende. Na partida de ida, domingo (15), no CT Eduardo Viana, as meninas alvinegras venceram as do Alto dos Sonhos por 3 a 2, e estão a um passo de levantar o troféu no Estádio do Trabalhador, em Resende. O Torneio Aberto de Futebol Feminino de Ligas, é uma competição promovida pela Federação do Rio e o Americano representa a Liga Campista de Desportos, e conta com um grande trabalho desenvolvido pelo professor Guilherme Junior.