Saf do Americano sai do papel e já tem pretendentes
Esportes
Publicado em 29/11/2024

Edital fixa prazo para propostas e Felipe Melo é o primeiro interessado

Por Arnaldo Garcia / Foto Lucas Merçon (FFC-Arquivo)

O Americano vive um grande momento de expectativa em relação ao seu futuro, que passa pelo crivo da transformação do deu futebol em sociedade anônima (Saf). Essa é uma realidade que não tem volta, após várias reuniões para adequação ao novo modelo, que graça no futebol brasileiro. Os passos mais importantes, até agora, foram: a adequação de documentos, os pré contatos com potenciais interessados e a publicação do edital de chamamento, que dá legitimidade e transparência ao processo. Tudo isso gestado pelo conselho deliberativo, sob a coordenação do advogado Edson Carvalho Rangel, presidente do organismo alvinegro, assessorado por conselheiros que já ocuparam cargos na mesa e por ex integrantes do conselho gestor.

O Edital, publicado no último dia 26, estabelece prazo de 20 dias para a apresentação das propostas. Ao que se sabe, uma proposta já confirmada para análise da comissão de conselheiros é a do atleta do Fluminense, Felipe Melo, que, inclusive, já tornou público o seu desejo de comandar, como dirigente, uma agremiação e o nome do “Maior do Interior” foi citado e a houve confirmação do interesse por ambos os lados. Mas, a marca do Americano é forte e há uma mobilização para que outras propostas sejam apresentadas, afinal, em qualquer processo sério deve haver a livre concorrência e quanto mais interessados melhor. Há uma possibilidade do presidente do conselho gestor, Tolentino Reis, também apresentar interessados, pois o próprio afirmou que estava no Uruguai, junto ao Peñarol, também tratando sobre esta importante pauta.

Haveria, também, o interesse de um grupo internacional, que já tem o domínio de um clube do Brasil. Entretanto, esse interesse está na fase de entendimento das exigências constantes no Edital, que amarra bastante as garantias que o clube precisa ter. Mas, nesta semana, muitas novidades podem acontecer, principalmente em relação à proposta desse grupo do exterior. Ao torcedor alvinegro cabe acreditar que esse processo não tem mais volta, pois muito se tentou para dar sustento longevo ao clube.

Entusista da Saf, o ex-presidente Vagner Xavier passou pelo Quintal do Zico, point de boleiros

Conca

Em relação à visita do ex craque tricolor Dario Conca, nada foi afirmado como efetivo e a própria nota publicada pelo clube fala em junção ao departamento de futebol. Mas, é público e notório que o cube alvinegro precisa de recursos financeiros, depois que o presidente Tolentino Reis não conseguiu o apoio anunciado na época de sai apresentação no Regatas Saldanha da Gama, há quase um ano.

Para Conca estar no Americano, em confirmada a presença, ele teria mudado de postura de há dois anos, quando esteve no Friburguense. Na serra do Centro Norte Fluminense ele não assumiu a gestão e só queria tratar do futebol, sem a injeção de recursos necessária para que o tricolor participasse dignamente do Estadual daquele ano. Ao final, ele deixou o clube, Eduardo Siqueira (Siqueitrinha) retornou às vésperas da estreia, não conseguiu fazer um razoável time por dificuldades do mercado e ao final caiu para Série B1 do ano seguinte.

Paulo Roberto

Enquano vive a expectativa de voltar aos seus anos de glória, um ex-craque símbolo de grandes conquistas alvinegras, Paulo Roberto Borges (Cabeção), está deixando a família alvinegra apreensiva quanto ao seu estado de saúde.

Paulo Roberto teve um acidente vascular cerebral há uns 4 anos e, de lá para cá, a sua vida tem sido bastante complicada, registrando várias internações. Ele está internado no Hospital Geral de Guarus (HGG), e os familiares e amigos estão solicitando doação de sangue para o ex atacante, um dos maiores nomes da história do Americano.

 

Comentários