Aos 41 anos, jogador do Fluminense anunciou que vai se aposentar no fim de 2025 e quer ser técnico de futebol
Por Marcello Neves e Raphael Zarko, de O Globo; Arnaldo Garcia (Redação Via 5)
Volante, zagueiro e futuro técnico, Felipe Melo em versão investidor de futebol está a caminho de sair do papel. O jogador de 41 anos do Fluminense negocia parceria para a compra da SAF do Americano de Campos (RJ). Atualmente na Série A2 - terminou em 10º a competição carioca deste ano -, o Americano é um dos clube mais tradicionais do interior do Rio de Janeiro.
O jogador anunciou recentemente que vai se aposentar no fim de 2025 e vai ser técnico de futebol. Felipe Melo vai ter participação na SAF do Americano ao lado de empresários, mas não deve ter papel gerencial no dia a dia do clube de Campos dos Goytacazes.
Em 2017, Felipe Melo, ainda no Palmeiras, assumiu temporariamente a gestão do time Palm Beach Suns FC, dos Estados Unidos, com a empresa Next Academy. A equipe jogava liga de desenvolvimento de talentos. Logo depois, ele saiu da sociedade no time americano.
Na etapa atual com o Americano, Felipe Melo e uma empresa associada estão em trâmites burocráticos para aquisição da SAF do clube campista - que inicio processo para se transformar em SAF em 2023. Hoje, a taxa cobrada pela Ferj para clubes da Série A do Carioca é de R$ 500 mil. O Americano está na Série A2 (equivalente à segunda divisão) e se enquadra na taxa de Série A.
Em Campos
A negociação está sendo feita, pelo lado do Americano pelo presidente do conselho deliberativo, Edson Carvalho Rangel, que mateve reuniões com o atleta, juntamente com outros dirigentes e ex-dirigentes.
Se houver o fechamento da negociação, o mérito será todo do presidente do conselho. Mas o acordo estaria 60% bem encaminhado. Entrentanto, o presidente Tolentino anunciou que está no Uruguai negociando com o Peñarol. Quanto mais propostas para aquisição da SAF, melhor para o clube.
Já há algum tempo que uma comissão de conselheiros foi montada para uma profunda análise da transformação para Sociedade Anônima do Futebol (SAF). Essa comissão é formada pelos ex-presuidente Carlos Abreu e Vagner Xavier, vice-presidente do CD, Rider Gonçalves; e, ex-vice jurídico e financeiro, Paulo Eduardo Barros, além do próprio presidente Edinho Rangel.
Essa comissão dará parecer e em seguida será apresentado ao conselho deliberativo a quem caberá decidir qual o melhor modelo a ser implementado.