Vasco pode se aproximar de briga por vaga na Libertadores se vencer o Bahia
Esportes
Publicado em 27/10/2024

Além de confronto direto, outras competições podem transformar o G-6 do Brasileirão em G-8

 

Por O Dia / Foto Leandro Amorim (CRVG)

A vitória do Vasco por 1 a 0 sobre o Cuiabá, na quinta-feira (24), deu fim a um jejum de oito jogos sem vencer e, de quebra, recolocou a vaga na Libertadores no caminho. Em décimo lugar no Brasileirão, o Cruz-Maltino tem um confronto direto na segunda-feira (28), às 21h, em São Januário, para se aproximar do Bahia, sétimo. Esse jogo pode ser decisivo.

Apesar de inicialmente apenas o G-6 se garantir na competição sul-americana, a possibilidade de abrirem mais duas vagas é real. Isso acontecerá se o Flamengo, quarto colocado, for campeão da Copa do Brasil, e o Botafogo, líder, conquistar a Libertadores.

As contas do Vasco

Nesse caso, com 40 pontos, o time de Rafael Paiva estaria a apenas quatro do G-8. E se vencer o Bahia, ficaria a um. Isso porque o Cruzeiro, oitavo na tabela, perdeu para o Athletico-PR (3 a 0) e estacionou nos 44.

O Vasco se aproximaria dos mineiros e também, ficaria a três pontos dos baianos, com 46. Outro clube que pode brigar pela vaga na Libertadores, o Atlético-MG também tropeçou (levou 3 a 1 do Internacional) na rodada e, com 41, seria ultrapassado.

Por isso, o confronto com o Bahia é muito importante para as pretensões vascaínas. Já que, na sequência, terá dois confrontos contra clubes da parte de cima da tabela: o líder Botafogo e o Fortaleza, terceiro colocado.

Virada de chave com sequência positiva

O triunfo sobre o Cuiabá por 1 a 0 foi fundamental para a sequência de 2024 do Vasco. O Cruz-Maltino findou um jejum vitórias, reduziu o risco de queda e ainda "tirou um peso" das costas. Agora, busca engatar uma sequência positiva para consolidar a virada de chave na temporada.

Com a eliminação da Copa do Brasil e os oito jogos consecutivos sem vencer na temporada, sendo cinco no Brasileirão, a pressão subiu para o Gigante da Colina. Por isso, mesmo que sem uma grande atuação, a vitória era o mais importante para o time naquele momento.

A equipe de Rafael Paiva chegou aos 40 pontos e segue na décima posição. Com o resultado, o portal "Infobola", do matemático Tristão Garcia, apontou que o Cruz-Maltino tem apenas 1% de risco de rebaixamento.

Agora, a oito jogos do fim do Brasileirão, o Vasco pensa em uma sequência de resultados positivos. Isso significaria não só findar qualquer possibilidade de queda, mas também de se garantir em uma competição continental.

"Tem que ser passo a passo. Óbvio que a gente tem que pensar alto, pensar em uma pré-Libertadores. Mas primeiro temos que buscar os 45 pontos, buscar uma Sul-Americana e quem sabe uma pré-Libertadores. A gente sabe que agora no final do Campeonato tem times brigando para ser campeão e times brigando para não cair. Cada vez vai ficar mais difícil, mas temos que pensar jogo a jogo", disse o volante Jair, em São Januário.

Atualmente, o Vasco ocupa a zona de classificação para a Sul-Americana. A Libertadores está mais distante, mas o número de vagas pode aumentar por causa das Copas.

"Não podemos pensar em coisas pequenas num clube como o Vasco, temos que pensar grande. O melhor que podemos fazer é ter uma vaga na Copa Libertadores e vamos trabalhar muito para isso. E vamos correr atrás de cada torcedor que sempre nos dá seu incentivo", disse Puma Rodríguez, ao site do Vasco.

Agenda

O primeiro desafio para consolidar a virada de chave e manter o sonho de competições internacionais vivo acontecerá na próxima segunda-feira (28). O Vasco enfrentará o Bahia em São Januário, às 21h, pela 31ª rodada do Brasileirão.

 

Comentários