Flamengo erra com De La Cruz e pode perder meia em reta final da temporada
Esportes
Publicado em 22/10/2024

Meia jogou mais vezes no Campeonato Carioca que Copa do Brasil e Libertadores

Por O Dia / Foto Marcelo Cortes (CRF)

O Flamengo mostrou toda sua força no mercado sul-americano quando pagou a multa de Nicolas De La Cruz junto ao River Plate e trouxe o principal jogador do futebol argentino nas últimas temporadas para o Rio de Janeiro no início do ano. 

A multa custou aos cofres rubro-negros US$ 16 milhões, equivalentes à época a R$ 78 milhões.

Mas se financeiramente o Flamengo agiu bem para ter em seu elenco um dos principais jogadores da nova geração uruguaia, dentro de campo o planejamento do clube junto ao técnico Tite para aproveitar o meia de 27 anos não foi o mais adequado.

O Flamengo ainda tem pela frente mais 10 jogos até o fim da temporada. São 8 jogos pelo Campeonato Brasileiro e os dois jogos da final da Copa do Brasil.

São mais 900 minutos para serem jogados pela equipe rubro-negra.

Nicolas De la Cruz tem em média na carreira 2.591 minutos jogados por temporada. Com o Flamengo, até o momento, o uruguaio já acumulou 2.801 minutos.

O que chama atenção é que a maioria dos minutos acumulados por De La Cruz no Flamengo foram jogados no Campeonato Carioca.

No certame regional o meia soma 838 minutos, contra 859 minutos jogados no Brasileirão, 687 minutos jogados na Libertadores e 417 minutos jogados na Copa do Brasil.

De La Cruz é conhecido por ser um meia bastante criativo, de bons passes e versátil, sendo capaz de jogar em até quatro posições no meio de campo e no ataque.

Entretanto, Nico (como é chamado pelos companheiros de equipe) também é conhecido pelos seus problemas de lesão, mais especificamente joelho e tendão.

Nas últimas três temporadas, as lesões tiraram De La Cruz de 47 jogos do River Plate.

A fórmula que o clube argentino descobriu para aproveitar mais seu principal jogador, foi dosando a carga de treinos e descansando o jogador entre uma sequência de 5 ou 6 jogos.

Já no Flamengo não só o atleta superou a média de minutos jogados ao longo de toda sua carreira como ainda tem mais 900 minutos para atuar, o que o levará a um recorde de minutos caso consiga entrar em campo nos jogos que restam.

Isso porque na partida na Néo Química Arena, no último domingo (20) contra o Corinthians, o jogador deixou o gramado com fortes dores na coxa e ao desembarcar no Rio de Janeiro demonstrava estar puxando a perna direita.

Impedimento semiautomático

 Flamengo manifestou apoio à ideia do Atlético-MG sobre o uso de impedimento semiautomático nas finais da Copa do Brasil, nos dias 3 e 10 de novembro. O Rubro-Negro, inclusive, já teria sugerido o uso da tecnologia em outras oportunidades durante visitas feitas à CBF e comissão de arbitragem, em ocasiões passadas, segundo o "ge".

A decisão sobre o pedido depende da CBF. A entidade deve avaliar custos e tempo hábil de instalação, antes de tomar a decisão. A tecnologia se popularizou na Copa do Mundo de 2022 e também já foi utilizada na Liga dos Campeões da Europa, em duas edições da Supercopa da Europa, além dos campeonatos Inglês e Espanhol.

A tecnologia nunca foi utilizada no Brasil. Ela funciona através de um complexo sistema de câmeras e sinais, instalados até na bola, para detectar de maneira precisa se um jogador está em posição legal. O impedimento é intitulado de semiautomático por usar o recurso tecnológico para desenvolver uma recriação em 3D. A precisão e rapidez é constantemente elogiada.

Comentários