Com a confirmação do indeferimento da candidatura majoritária do União Brasil nova totalização está prevista
Por Arnaldo Garcia
Não há dúvida de que o candidato Higor Porto foi o Mis questionado perante à justiça no decorrer da campanha eleitoral de São Fidélis, no Norte Fluminense. De multa por “fake News” contra o seu principal adversário, o prefeito eleito José William do PL, à duvida de desincompatibilização do cargo que ocupou no estado. E essa última questão talvez tenha sido a maior influência negativa para o desempenho no processo, em que ficou como o segundo mais votado, uma vez que uma decisão monocrática já o deixava em participação sub judice.
Passados quase quinze dias após o pleito, o pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TER) decidiu confirmar o indeferimento da candidatura do União Brasil, que obteve 35,47% dos votos válidos, contra 44,69% do prefeito eleito José William, do PL. Com essa anulação dos votos de Higor Porto, a Justiça Eleitoral processará nova totalização e o percentual da vitória do candidato 22 será elevada a 69,25% dos votos válidos. O candidato Davi Loureiro Neto sai do terceiro lugar com 16,06%, para o segundo, com 24,88%.
Histórico negativo
Este é o segundo processo eleitoral, seguido, na Cidade Poema em que há intervenção da justiça. Em 2020, o Republicanos, segundo concluiu a justiça, lançou candidaturas laranja dentro da cota de gêneros. Um pouco mais de um ano da posse, a decisão cassou a candidatura do único vereador eleito (John de Efinho) e puniu o presidente do partido e então candidato a prefeito, Celso Dutra, à inelegibilidade.
A mesma Justiça Eleitoral mantém fora da concorrência a cargos públicos o ex-prefeito, Davi Loureiro, que perdeu neste ano, indiretamente, mais uma eleição, apoiando seu sobrinho, Davi Neto. Anteriormente, elegeu Luiz “Fenemê” Fratani (1958-2021), que era seu vice; foi derrotado em seguida pelo afilhado em dobradinha com Juquinha Custódio; e, em seguida, ajudou a eleger a dupla Amarildo Alcântara/José William, para quem perdeu agora. Já havia perdido apoiando Elson Lages, contra Fenemê;e, Higor Porto, contra Amarildo.