Cerca de 30 representantes do setor de Construção participam de evento na Firjan SENAI Macaé
Economia, Negócios e Desenvolvimento
Publicado em 21/09/2024

Setor é um dos maiores contratantes do município e da região

 

 

Por Assessoria Firjan-RJ

 

Cerca de 30 representantes de empresas do setor de Construção Civil de Macaé participaram nesta quinta-feira (19) do “Encontro com a Construção Civil”, na Firjan SENAI Macaé. O evento teve como objetivo contribuir com a qualificação de um dos setores que mais contrataram no município e na região.

 

“O evento foi uma iniciativa da Firjan para apoiar e fortalecer ainda mais este setor tão vital para a economia. Nosso objetivo é proporcionar oportunidades de qualificação, troca de experiências e atualização sobre os temas mais relevantes para a Construção Civil. Acreditamos que, ao oferecer esse espaço de aprendizado e discussão, podemos contribuir para a melhoria contínua e para a inovação dentro do setor”, disse o presidente da Firjan Norte e presidente do Sindicato da Construção Civil do Norte Fluminense, Francisco Roberto de Siqueira, durante a abertura do encontro.

 

 

O diretor do sindicato e conselheiro da Firjan Norte Fluminense, José Walmir Dias, destacou a necessidade de formação e aperfeiçoamento de mão de obra para estimular o desenvolvimento do setor. “Esta é uma carência grande, e vamos ver aqui também algumas formas que a Firjan tem de ajudar o empresariado e os trabalhadores”, disse José Walmir.

 

Em seguida, os participantes assistiram a duas palestras. O especialista técnico da Firjan, Pablo Nogueira, falou sobre inovação, produtividade e sustentabilidade, dando exemplos de novidades no mercado como os concretos com sementes de musgo, para fachadas verdes. Ele também apresentou o Centro de Referência em Construção Civil da Firjan SENAI, que fica na Tijuca, no Rio, um dos mais modernos do Brasil, com foco no futuro do trabalho e na indústria 4.0.

 

Os participantes também assistiram à palestra “PGR na Indústria da Construção: diagnóstico setorial e principais pontos críticos para a fiscalização”, ministrada pelo coordenador operacional do Instituto de Segurança e Saúde do Trabalho da Firjan, Matheus Concolato de Araújo. Ele falou sobre atualizações da NR 1, o funcionamento das Ações Especiais Setoriais na atuação da Inspeção do Trabalho, entre outros temas.

Comentários