No último lance, John fez grande defesa para selar o triunfo; Alvinegro chega aos 39 pontos e segue na liderança
Por O Dia / Foto Vitor Silva (BFR)
Rio - Na noite deste sábado, 20, o Botafogo venceu o Internacional por 1 a 0 no Estádio Nilton Santos, em jogo da 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Glorioso impôs um ritmo forte no primeiro tempo e abriu o placar com Luiz Henrique, aos 38 minutos. Já na etapa complementar, a equipe carioca não conseguiu manter o mesmo nível e caiu de produção, mas segurou o resultado. John, inclusive, fez uma grande defesa para selar o triunfo alvinegro no último lance.
Com a vitória, o Botafogo chegou aos 39 pontos e segue na liderança do Brasileirão. O time de Artur Jorge volta a campo na próxima quarta-feira, às 19h30, para enfrentar o São Paulo no Morumbi. A partida é válida pela 19ª rodada do campeonato.
O jogo
O Botafogo imprimiu um forte ritmo especialmente nos dez primeiros minutos de partida. Nesse cenário, o Glorioso sufocou o Inter contra o próprio campo e ficou em cima em busca do gol.
Passado esse período, o Inter conseguiu respirar um pouco na partida e chegar ao ataque, mas não era eficiente. O Glorioso, por sua vez, seguia superior em campo e dono das ações.
Na reta final da primeira etapa, a equipe de Artur Jorge finalmente conseguiu furar a defesa colorada. Aos 38 minutos, Igor Jesus recebeu a bola pelo lado direito, fez o pivô e tocou de calcanhar para Cuiabano. O lateral-esquerdo avançou e cruzou rasteiro para Luiz Henrique. O atacante pegou de primeira e finalizou forte, sem chances de defesa para Rochet.
No segundo tempo, o jogo mudou. O Botafogo não impôs mais o mesmo ritmo e, consequentemente, perdeu o controle da partida. Dessa forma, já não conseguia criar jogadas e criar como na etapa inicial.
O Inter passou a ter mais posse e também atacou mais em relação ao primeiro tempo. Apesar disso, seguia com dificuldade para ser eficaz. As melhores chances vieram na reta final. Na primeira, Hyoran ficou cara a cara com John, mas mandou para fora. Na segunda, o goleiro fez uma grande defesa em chute de Gustavo Prado.
Ficha técnica
Botafogo 1 x 0 Internacional
Data e hora: 20/7/2024, às 18h30
Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (FIFA/SP)
Cartões amarelos: Cuiabano, Damián Suárez, Savarino e John (BOT) / Rômulo e Igor Gomes (INT)
Cartões vermelhos: -
Gols: Luiz Henrique (1-0) (38'/1ºT)
Botafogo (Técnico: Artur Jorge)
Gatito; Damián Suárez, Bastos, Alexander Barbosa e Cuiabano (Marçal, 10'/2ºT); Danilo Barbosa (Marlon Freitas, 36'/2ºT) e Tchê Tchê (Gregore, 36'/2ºT); Luiz Henrique, Savarino, Júnior Santos (Tiquinho Soares, 10'/2ºT) e Igor Jesus (Kauê, 26'/2ºT).
Internacional (Técnico: Roger Machado)
Rochet; Igor Gomes, Mercado, Robert Renan e Renê; Rômulo (Gustavo Prado, 19'/2ºT), Bruno Gomes e Bruno Henrique; Wesley (Hyoran, 36'/2ºT), Alario (Lucca, 19'/2ºT) e Borré
Conversas estão avançadas para ter lateral-direito do Panathinaikos, da Grécia
O Botafogo negocia pelo lateral-direito Georgios Vagiannidis, do Panathinaikos, da Grécia. As conversas estão avançadas, e há confiança pela contratação. O jogador de 22 anos foi uma indicação de Artur Jorge.
O Braga, que era comandado pelo atual treinador do Glorioso, enfrentou o Panathinaikos nas preliminares da última Liga dos Campeões. A direção da SAF aprovou o nome. O lateral, aliás, já deu o sinal verde para o acerto, mas ainda falta o acordo com o clube grego. A informação é do "ge".
Cria do Panathinaikos, Vagiannidis também soma passagens por Sint-Truiden, da Bélgica, e a equipe sub-20 da Inter de Milão, da Itália. Há outros nomes cotados para a posição no Botafogo, mas o grego larga na frente pelos valores mais acessíveis em comparação com os demais nomes no radar.
Como tem contrato válido somente até o ano que vem, Vagiannidis poderá assinar um pré-contrato com outro clube em breve. O risco de perdê-lo de graça facilita a negociação.
Atualmente, o Botafogo conta com três nomes para a posição: Damián Suárez, titular absoluto da lateral direita; Mateo Ponte, reserva imediato, de apenas 21 anos; e Rafael, que tem convive com lesões e irá se aposentar ao fim da temporada.