Arrascaeta, De La Cruz, Varela e Viña chegarão ao Rio de Janeiro na noite desta segunda (15)
Por O Dia / Foto Gilvan de Souza
Rio - Após fim de semana de folga, o elenco do Flamengo se reapresentou na tarde desta segunda-feira (15) no Ninho do Urubu. As únicas exceções foram Arrascaeta, De La Cruz, Varela e Viña, que ainda não chegaram ao Rio de Janeiro após a disputa da Copa América.
O quarteto, inclusive, terá um planejamento especial após o desembarque na noite desta segunda. Eles irão se reapresentar somente na manhã de quarta-feira (17) visando a preparação para o próximo compromisso do Rubro-Negro no Campeonato Brasileiro, contra o Criciúma, sábado (20), no Mané Garrincha.
No último fim de semana, o Uruguai entrou em campo e garantiu o terceiro lugar da Copa América contra o Canadá. Sendo assim, a comissão técnica, o departamento médico e o departamento de futebol do Flamengo entraram em acordo pela folga por causa da necessidade de descanso em função do período de seis jogos em 13 dias.
Viña, lateral-esquerdo, foi quem mais apresentou cansaço muscular durante a disputa do torneio continental. Ele, inclusive, terá atenção especial na reapresentação rubro-negra, segundo o 'ge'.
O Flamengo luta pelo topo da tabela no Campeonato Brasileiro e espera contar com todos os uruguaios relacionados para o embate na próxima rodada. Neste momento, ocupa a 3ª posição, com 31 pontos, dois de desvantagem para o líder Botafogo.
Saídas de vices comprometem futebol do Flamengo
Ainda faltam 4 meses até que a eleição para presidente do Flamengo no próximo triênio aconteça, mas internamente o pleito já causa problemas a Rodolfo Landim.
Uma verdadeira debandada de vice-presidentes tem tomado conta do dia-a-dia do mandatário rubro-negro, que tem ficado em situação delicada em posições estratégicas dentro do clube.
Das 17 vice-presidências, 7 vices já entregaram seus cargos por conta da eleição no fim de ano. Até o momento, apenas 1 dos 7 que deixaram a gestão de Landim será concorrente de Rodrigo Dunshee.
Maurício Gomes de Matos era detentor da vice presidência de Embaixadas e Consulados e deixou sua pasta para concorrer à presidência do Flamengo.
Em apoio a Mauricio, os vice-presidentes Adalberto Ribeiro - Relações Externas e Arthur Rocha - Patrimônio também deixaram seus cargos.
Já Rodrigo Tostes, vice-presidente de Finanças, Marcelo Conti, vice-presidente de Gabinete, Paulo César Pereira, vice-presidente de Secretaria e Ricardo Campelo, vice-presidente de Responsabilidade Social, deixaram seus postos em apoio a Luis Eduardo Baptista, o BAP.
Landim hoje se vê obrigado a acumular os cargos de Presidente do Flamengo e vice-presidente de finanças do clube e isso pode estar ocasionando uma lentidão além da prevista para definição das contratações de reforços para a temporada 2024.
Reuniões nos próximos dias devem definir como o Flamengo atuará no mercado de transferências, com Landim no comando da pasta mais complexa do clube.
Entretanto, Landim poderá sofrer ainda com mais desfalques nas suas vice-presidências à medida que as alianças vão sendo costuradas nos bastidores da Gávea.